A ICYS ocorrerá de 15 a 22 de abril deste ano, com participação de estudantes de mais de 20 países.
A viagem e representação de Mato Grosso no evento internacional foram conquistadas pelo estudante na Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec) 2012, em Novo Hamburgo (RS). O trabalho de Weber também será publicado em forma de artigo científico, na revista da Associação Brasileira de Incentivo a Ciência (Abric).
“Participei na categoria Medicina e Saúde com projetos apresentados por estudantes de diversos países e conquistamos os prêmios em disputa. Como na época eu já havia concluído o Ensino Médio, o projeto não concorreu para classificação”, disse. No evento em Bali, o jovem terá a oportunidade de apresentar o trabalho para uma banca de 20 jurados internacionais. “Estou muito feliz com a possibilidade de levarmos o projeto, que teve início na nossa escola pública em Querência, para um evento no outro lado do mundo”, comentou.
A pesquisa desenvolvida por Weber sob orientação dos professores Ricardo Rodrigues de França e Egon Weber, trata-se de um produto farmacêutico (óleo) capaz de eliminar os esporões calcâneos (joanetes), que afligem muitas pessoas. A essência da fórmula é baseada na quina, uma planta muito comum no cerrado mato-grossense. Segundo o jovem, com base na substância extraída da folha da quina eles criaram uma nova substância que “quando aplicada sobre a pele onde está o esporão é capaz de dissolvê-lo”.
Fonte: Secom – MT | Seduc-MT