Esportes

Classificação inédita para Mundial sub-20 provoca comoção em Cuba

 Tamanha festa poderia sugerir que o time havia conseguido vaga para a Copa das Confederações ou para Copa do Mundo-2014. Mas, para tanto, os cubanos terão de esperar, pois não têm chances de classificação para ambas.

A razão para a alegria dos caribenhos foi a classificação para o Mundial sub-20, que ocorrerá na Turquia entre 21 de junho e 13 de julho.

A vaga foi obtida com triunfo sobre a Costa Rica por 2 a 1 nas quartas de final da eliminatória, que ocorre no México. A equipe fará a semifinal ante os Estados Unidos hoje. A decisão é domingo.

 A conquista é inédita para Cuba. Embora seja a maior ilha do Caribe, lá o futebol não tem qualquer tradição.

A seleção local disputou a Copa do Mundo apenas uma vez, em 1938, na França –bem antes da revolução que levou Fidel Castro ao poder, em 1959. Na ocasião, caiu nas quartas de final após ser goleada por 8 a 0 pela Suécia.

Cuba também não tem costume de revelar talentos no esporte. Desde 1991 não disputa um torneio da Fifa –naquele ano caiu na fase de grupos do Mundial sub-17. Agora irá participar pela primeira vez do Mundial sub-20.

Para obter a façanha, Cuba contou com auxílio direto da Fifa. A federação local credita o sucesso ao programa de assistência financeira da entidade, que desde 1998 dá recursos para o futebol cubano aplicar em infraestrutura.

A Fifa diz já ter investido mais de R$ 10 milhões no país. Tal verba é destinada para formação de atletas, compra de material e aperfeiçoamento dos profissionais do futebol masculino, feminino e da seleção de futsal.

O programa da Fifa foi criado pelo presidente Joseph Blatter, que a dirige desde 1998, e engloba boa parte dos 209 filiados da entidade.

Cuba é das mais antigas beneficiadas pelo programa.

A classificação ao Mundial sub-20, que não terá a participação do Brasil, também é festejada porque ocorre no momento em que os resultados olímpicos no país estão em declínio: em Londres-12 ganhou dez medalhas a menos do que em Pequim-08.

Tanto a seleção sub-20 quanto a principal são treinadas por Raul Gonzalez Triana, 45. A base do grupo atua em Cuba, e a estrela da companhia é o atacante Arichel Hernandez, 19, autor dos gols na vitória sobre Costa Rica. Ele pertence ao Villa Clara, o clube mais vitorioso do país.

Fonte: FOLHA.COM

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos