O modelo, que já foi mostrado anteriormente como conceito, foi homologado para rodar na Europa e já teve a produção de 50 unidades confirmada.
Não se apegue apenas ao visual futurista, modelado em fibra de carbono. O que realmente chama atenção no modelo é sua autonomia. Equipado com motores diesel e elétrico, que entregam juntos 75 cavalos, o híbrido plug-in é capaz de atingir o impensável consumo de 111,1 km/l. O segredo está no baixo peso, de 795 kg, e na aerodinâmica que permite um coeficiente de 0,189 cx, segundo a VW. Além disso, ele recebe pneus de baixa resistência montados em rodas de magnésio. A medida deles é de 115/ 80 na frente e 145/ 55, atrás.
Com essas credenciais, o XL1 aparece como o veículo mais econômico e aerodinâmico de todos os tempos. Ele tem apenas 3,888 m de comprimento, 1,665 m de largura e apenas 1,153 m de altura. Para efeito de comparação, no Polo europeu essa dimensões são de, respectivamente, 3,970 m, 1,682 m e 1,462 m.
A VW afirma que o XL1 pode percorrer até 50 km apenas no modo elétrico e que sua emissão de poluentes é de baixas 21 gramas de CO2 a cada quilômetro rodado. A velocidade máxima seria limitada a 160 km/h e o 0 a 100 km/h cumprido em 12,7 s.
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O sistema de abetura das portas é um dos destaques do modelo, que ainda troca os retrovisores externos por câmeras que captam as imagens e as exibem em monitores no interior do carro.
O modelo tem produção confirmada na fábrica da Karmann, em Osnabrück, na Alemanhã. Comprada pela VW, a unidade também produz o VW Golf Cabriolet e o novo Porsche Boxster.
FONTE: PrimeiraHora | AUTO ESPORTE