O retorno será marcado pelo lançamento do 4C, que começa a chegar às lojas no segundo semestre deste ano. A operação está recebendo a chancela da "anfitriã" Chrysler, parceira da italiana Fiat, dona da marca Alfa Romeo.
O 4C será apresentado oficialmente no Salão de Genebra, no próximo mês. O veículo, que tentará trazer para si as glórias que a Alfa teve em competições no passado, será equipado com estrutura de fibra de carbono, como os carros de F-1, e motor 1.7 com mais de 200 cavalos.
O cupê de tração traseira deverá custar nos EUA quase o dobro de um Chevrolet Camaro (R$ 203 mil, no Brasil). As vendas ocorrerão nas concessionárias Fiat norte-americana, que espera comercializar a metade das 1.500 unidades que serão produzidas anualmente em Modena (Itália).
"Ele será o primeiro. Em 2013 lançaremos outro Alfa na América", adiantou o porta-voz da Fiat Richard Gadeselli.
O plano da empresa é ter uma gama de sete modelos até 2016, inclusive com produção regional, o que aceleraria o desenvolvimento de outros modelos inéditos, como um utilitário esportivo, dois sedãs (um médio e outro grande) e uma perua.
A chegada da Alfa aos EUA, que também usa etanol na gasolina, eleva as chances de um possível retorno da marca ao Brasil, que, por si só, não justificaria os investimentos para a adaptação dos motores ao combustível nacional.
Mas a grande missão da Alfa nos EUA será a de dar fôlego às concessionárias Fiat, que hoje vendem apenas o Cinquecento por lá. No ano passado, foram emplacadas 44 mil unidades do carrinho, 33% a menos que o seu principal rival, o Míni Cooper.
Fonte: FOLHA.COM | AGÊNCIAS DE NOTÍCIA