Nacional

Bombril obtém vitória em processo contra cópia de embalagens

A decisão foi tomada pela Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) após a análise de uma ação proposta pela Bombril. O tribunal condenou a Sany a pagar danos materiais, que serão estipulados futuramente.

Em caso de descumprimento da medida judicial a companhia deverá pagar e multa diária de R$ 10 mil.

Segundo o advogado da Bombril, Luiz Edgard Montaury Pimenta, do escritório Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello, a empresa registrou no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) os termos "Bril" e "Brill".

Pimenta diz ainda que o Inpi reconhece a marca "Bombril" como sendo de alto renome, o que, de acordo com a Lei da Propriedade Industrial (Lei nº 9.279, de 1996), garante a ela exclusividade em todos os ramos de atividade.

"Quando uma marca é líder de mercado em seu seguimento, alguns concorrentes tentam se aproximar dela de alguma forma, seja pela semelhança da embalagem, cores, nome parecido ou formato da embalagem" afirma o advogado.

SANYBRIL

De acordo com a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que também havia condenado a Sany, a companhia produzia palhas de aço denominadas "Sanybril".

Os produtos eram comercializados em embalagens vermelhas e amarelas, como o "Bombril".

Para o relator do caso no TJ-SP, desembargador Teixeira Leite, a semelhança entre os produtos poderia confundir o consumidor, gerando desvio de clientela. "Não é permitido que a Bombril, que se estabeleceu no mercado e tomou o cuidado de registrar sua marca, bem como tenha idealizado uma embalagem e nome, notoriamente reconhecidos há décadas, tenha seu produto copiado e usado pela concorrente", afirmou o magistrado na decisão.

Procurada pela reportagem, a advogada da Sany não retornou o contato.

Fonte: FOLHA.COM | VALOR

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus