Sua resposta pode oferecer a chave para compreender a razão de alguns carros terem trocado de mãos por somas vultosas em recentes leilões realizados nos EUA.
O Batmóvel original, baseado no conceito Lincoln Futura, de 1955, foi vendido por R$ 9,2 milhões. No mesmo dia, um Mercedes-Benz 300 SL asa de gaivota do mesmo ano, que pertenceu ao ator Clark Gable (1901-1960), foi arrematado por R$ 4 milhões.
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Hoje, são os "baby boomers" (nascidos de 1946 a 1964) que movimentam o mercado de carros de coleção, e muitas dessas pessoas com dinheiro disponível estão interessados em adquirir carros com os quais sonharam na juventude.
"É o que interessa aos homens que cresceram naquela era. Todos queriam ser James Bond", avalia Alan Squindo, vice-presidente da RM Auctions, empresa especializada em leilões de clássicos.
Isso ajuda a explicar por que um Aston Martin DB5 de 1964, usado em "Goldfinger", foi vendido por R$ 9,2 milhões em um leilão da RM, em 2010. "Naquele momento, qualquer outro DB5 do planeta teria sido vendido por um décimo daquele preço."
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O do filme tinha apetrechos de espionagem, mas todos os Aston subiram de preço por sua conexão com 007.
Um Porsche 911 de 1970 custa R$ 400 mil. O que pertenceu a Steve McQueen (1930-1980) foi leiloado por R$ 2,8 milhões.
"Ter pertencido a uma celebridade pode valorizar, dificilmente depreciar o valor de um carro", diz Squindo.
Até George W. Bush. Uma picape F-150 King Ranch 2009 usada pelo ex-presidente foi arrematada por R$ 600 mil, dez vezes o valor que uma loja pede por um modelo semelhante de propriedade de um desconhecido.
Já o Pierce-Arrow 1919 do comediante do cinema mudo Roscoe Arbuckle (1887-1933), não foi arrematado. O artista teve a carreira destruída por acusações de estupro e assassinato em 1921. Naquela época, ele vendeu o carro para pagar os advogados.
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"É um carro magnífico, um dos poucos Pierce-Arrow construídos sob encomenda", diz Craig Jackson, presidente da Barrett-Jackson, organizadora do leilão. Isso não bastou para obter lances acima do mínimo.
"O Pierce-Arrow de Arbuckle era o mais importante carro de sua era", disse McKeel Hagerty, presidente da Hagerty Insurance, especializada em seguro de carros de coleção. "Mas a fama dele ficou no passado."
Fonte: FOLHA.COM | "NEW YORK TIMES"