Dica da Academia

O Fator Churchill: como um homem fez história

Nascido em Nova Iorque, no dia 19 de junho de 1964, Boris Johnson é político, escritor e jornalista britânico, tendo sido Primeiro-ministro do Reino Unido e líder do Partido Conservador de 2019 até 2022. De 2015 a 2023 representou o distrito eleitoral de Uxbridge e South Ruislip na Câmara dos Comuns, sendo que antes era parlamentar por Henley entre 2001 e 2008. Foi também prefeito de Londres de 2008 a 8 de maio de 2016 e Secretário de Estado do Reino Unido para os Assuntos Externos e a Commonwealth britânica de 2016 a 2018.

Na obra “O Fator Churchill: como um homem fez história”, Boris Johnson traz um olhar inédito sobre Winston Churchill, elegendo como um dos principais elementos “a largueza de coração de Churchill”, mostrando a sua sensibilidade, mas também a sua importância quando traça cenários com a pergunta: “E se…?”. 

E se Churchill não tiveres se oposto ao avanço nazista desde os anos 1930? E se não Churchill não tivesse convencido o presidente americano Franklin Roosevelt a se unir aos aliados contra a Alemanha? E se não tivesse lutado pela criação da OTAN e por uma Europa unida? E se não tivesse acalmado os ânimos durante os primeiros anos da Guerra Fria?.

Boris Johnson chega a concluir que Churchill colocou suas ações sempre para buscar “salvar a nossa civilização”, traçando o perfil de um homem que tomou decisões difíceis e corajosas, ficando ao lado povo. Por ser destemido no campo de batalha recebeu ordem do rei da Inglaterra para ficar longe da ação do Dia D, no desembarque na Normandia.

Essa figura excêntrica com um estilo próprio de se vestir, uma retórica apurada e um humor hoje considerado como “politicamente incorreto”, sempre com um charuto na boca e um copo com whisky Johnnie Walker, pode ser melhor entendido com o livro de Boris Johnson e trazer uma visão do que o fez um dos maiores líderes da história.

O Fator Churchil: como um homem fez história

Tradução Renato Marques – 2ª. edição – 

São Paulo: Planeta, 2019

 

Antonio Horácio da Silva Neto

About Author

Antonio Horácio da Silva Neto é juiz de direito do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e presidente da Academia Mato-grossense de Magistrados. Colaborador especial do Circuito Mato Grosso desde 2015.