Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em Cuiabá em agosto atinge maior índice dos últimos 8 anos. Conforme a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o indicador subiu pelo oitavo mês consecutivo e bateu a marca de 97,4 pontos – quase 5% acima no comparativo com julho último e mais de 18% superior em relação ao mesmo período de 2022.
Todos os subíndices do levantamento apresentaram variações positivas, com destaque para o “nível de consumo atual”, que cresceu 11,4% no mês. Em sequência, aparece “momentos para duráveis” (+6,8%), a perspectiva de consumo (+6,5%), compras a prazo (+5,3%) e o emprego atual (+4,3%).
A avaliação da renda atual também apresentou crescimento – de 2,8% – neste mês e quase metade das famílias cuiabanas acredita estar em melhores condições financeiras em relação ao ano passado. Por outro lado, a contratação de linhas de financiamento ficou mais restrito – 44,3% dos entrevistados disseram ter mais dificuldades para obter crédito.
Com relação aos dados nacionais, o índice apresenta avanço de 1,8%, no comparativo mensal, registrando 101,1 pontos. (com informações da assessoria)