Economia

Sicredi realiza 12º Encontro Interestadual do PUFV; mil educadores devem participar

Contribuir para a construção de uma sociedade mais próspera é o propósito do Sicredi, que além de disponibilizar soluções financeiras desenvolve programas sociais que impactam positivamente a comunidade. Um deles é o programa A União Faz A Vida (PUFV), desenvolvido há 28 anos no Brasil, que visa cooperar para um futuro mais justo por meio da educação, colaborando com as escolas na inovação dos modelos educacionais e potencializando os princípios e valores da cooperação e da cidadania entre crianças e adolescentes.  

Para fomentar e fortalecer essa missão, nos dias 29 e 30 agosto o Sicredi realizará o 12º Encontro Interestadual do programa na região, de forma virtual, com palestras, momentos de troca de experiências e diálogos sobre boas práticas educacionais. A estimativa é que o evento reúna mil educadores e gestores de todo o país.

Educadores que tiverem interesse em participar do Encontro devem se inscrever no site encontroauniaofazavida.com.br. Os participantes receberão no e-mail cadastrado o link para acesso à transmissão ao vivo, que ocorrerá pelo YouTube.    

Com o tema “Educadores, agentes transformadores”, o evento pretende impactar os participantes da rede de compromisso do programa: gestores, apoiadores, assessoria pedagógica, parceiros e educadores, para que contribuam com o processo de transformação do ambiente escolar e da comunidade, que traz resultados diretos na aprendizagem dos estudantes.  

Conduzido pela jornalista e apresentadora Marina Martins, o evento terá palestrantes nacionais, que abordarão temas relevantes para o atual contexto da educação. Na lista de palestras estão: “Transformando o espaço educacional”, ministrada por Guto Niche; “Preparando para o futuro: Oportunidades no ensino fundamental”, apresentada por Raquel Karpinski; “Cuidar de si, para transformar o outro”, com Elisa Zingano e “Educadores, agentes transformadores”, por Leandro Karnal. As duas primeiras ocorrerão no dia 29 e as últimas, no dia 30.

“Por meio do programa A União Faz A Vida oferecemos metodologias aos profissionais da educação que beneficiam a aprendizagem das crianças e adolescentes. Por meio dela, os alunos são protagonistas, aprendem de uma forma diferente e participativa, tendo suas vivências inseridas na teoria apresentada em sala de aula. Ao promovermos os Encontros, buscamos impactar cada vez mais educadores para que andemos juntos no propósito de transformar o ambiente escolar do país, construindo uma sociedade mais justa e próspera”, afirma a gerente de Sustentabilidade e Cooperativismo da Central Sicredi Centro Norte, Daniela Lepinsk Romio.

Sobre o Programa

Desenvolvido em parceria com as secretarias municipais de educação, o PUFV tem como objetivo contribuir com as escolas no desafio de inovar nos modelos de educação e potencializar os princípios e valores da cooperação e cidadania entre crianças e adolescentes. O programa beneficia instituições de ensino públicas e particulares por meio de uma metodologia própria que valoriza os saberes obtidos fora e dentro da escola. A metodologia, que pode ser desenvolvida na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, coloca os alunos como protagonistas do processo de aprendizagem por meio do desenvolvimento de projetos que ajudam a explorar saberes, para além dos conteúdos escolares.

Em 2022, o programa foi desenvolvido em 576 cidades brasileiras, com atendimento a 2.945 escolas e a participação de 42.738 educadores e 507.074 crianças e adolescentes. O número de projetos desenvolvidos chegou a 11.995.

“O PUFV está há 28 anos gerando impactos positivos para milhares de crianças e adolescentes. Mas, os resultados desses esforços estão, principalmente, no protagonismo da gestão escolar e dos educadores, que exercem um importante papel dentro das salas de aula e na sociedade, estando cada vez mais preparados para fazer a diferença no processo de transformação social através da educação”, ressalta o presidente da Central Sicredi Centro Norte, João Spenthof.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26