Cerca de metade da população de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, está sem água desde a tarde desta quarta-feira (16). Segundo o Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG), o abastecimento de água do 'Sistema 2' foi retomado na madrugada desta quinta-feira (17), mas necessita de até 12 horas para o restabelecimento de toda sua capacidade.
O DAE/VG ainda informou que a falta de água se deu pelo rompimento da captação de água bruta da Estrada da Guarita. Pelo menos 120 mil pessoas estavam sem água.
O sistema de captação de água é responsável por cerca de 45 milhões de litros de água distribuídos para a população do município. A orientação é que as pessoas economizem e utilizem a água de forma racional.
Falta de água recorrente
No início deste ano, o Instituto Trata Brasil analisou 12 indicadores de água e esgoto em todo o país e o município de Várzea Grande recebeu nota 3,64, sendo considerado um dos dez municípios com o pior saneamento básico do Brasil.
Em abril de 2022, mais de 50 bairros de Várzea Grande ficaram sem água durante quatro dias após uma bomba do sistema de distribuição queimar. Alguns bairros tiveram a interrupção total de água e outros interrupção parcial.