Economia

Lula defende Pochmann e diz que Simone Tebet soube com antecedência da indicação ao IBGE

Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira, 1, que a ministra do Planejamento, Simone Tebet, soube com antecedência da indicação do economista Márcio Pochmann para a presidência do IBGE.

Lula disse que "não é aceitável as pessoas tentarem criar uma imagem negativa" do economista. O presidente Afirmou que Márcio Pochmann é 100% idôneo, e que "fascistas" dizem que ele adulterará as estatísticas a favor do governo. E declarou que dúvidas sobre a idoneidade do economista são levantadas por pessoas que gostariam de estar no cargo para o qual ele foi escolhido.

"Escolhi [Pochmann para o IBGE] porque confio na capacidade intelectual dele", declarou o presidente da República.

Márcio Pochmann é um economista heterodoxo e integrante do PT. Já foi candidato a deputado federal e a prefeito de Campinas – ele dá aulas na universidade estadual localizada na cidade, a Unicamp. Também presidiu o Ipea entre o fim do governo Lula e o início da gestão de Dilma Rousseff.

O nome de Pochmann desagradou ao mercado financeiro. Também teria incomodado à própria Simone Tebet, que está em um ministério da área econômica de Lula apesar de ser mais próxima do liberalismo.

Lula disse que a ministra foi informada com antecedência da escolha de Pochmann para o cargo, e que a troca não foi efetivada antes porque ela havia ponderado ser necessário terminar antes as atividades relacionadas ao Censo realizado no ano passado.

O presidente da República disse que não passou por cima de sua ministra, já que "presidente nunca atropela". A escolha de Pochmann foi uma das principais notícias da semana passada.

De acordo com Lula, a ministra não tem nada a ver com o imbróglio que o assunto se tornou. "A Simone é uma das coisas boas que aconteceram no meu governo", declarou o presidente.

Lula falou no programa Conversa com o Presidente, produzido pelo Canal Gov e transmitido nas redes sociais como uma live do petista.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26