Cidades

Feira de Negócios do Sebrae reúne mais de 30 empreendedores em Rondonópolis

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) realizou o encerramento do programa ‘Chamada de Impacto’, em Rondonópolis (a 212 km ao Sul de Cuiabá), com a Feira de Negócios, onde mais de 30 participantes tiveram a oportunidade de expor seus produtos e colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas.

No evento, os empreendedores de diversos segmentos da economia local apresentaram seus produtos e serviços à população de Rondonópolis e região. A ação faz parte da etapa de conclusão do programa Chamada de Impacto, desenvolvido pelo Sebrae/MT por meio da metodologia conhecida por Impact Hub. A estratégia tem como objetivo capacitar empreendedores nas áreas de gestão, finanças, marketing e vendas de forma gratuita.

Maria Angélica Moreira trabalha com produtos de crochê há mais de 4 décadas e conta que o programa mudou os rumos de seu negócio. Ela que decidiu fazer parte da turma após a sugestão de uma amiga, se diz surpreendida positivamente.

“Quando minha amiga falou dessa oportunidade, logo procurei o Sebrae/MT. Eu aprendi muita coisa, principalmente a dar valor no meu dinheiro e no meu trabalho. Foi muito bom participar disso, eu estou muito feliz e só espero resultados positivos para o futuro”, afirma a proprietária da empresa ‘Crochê da Angélica’.

Maria Luísa Lucena tem apenas 17 anos e é a empreendedora mais jovem desta turma do Chamada de Impacto. Desde abril, resolveu produzir cookies de diversos sabores e criou a ‘Cozinha da Malu’, por gostar de culinária e enxergar neste segmento um futuro rentável.

Malu soube do programa por meio da sua avó e conseguiu resultados positivos por meio dos encontros e formações promovidos pelo Sebrae/MT. “Eu gostei bastante, porque eu pude aprender muitas coisas durante as interações. Todo o conhecimento, principalmente de vendas e finanças, foram muito importantes para mim”, ressalta.

O gestor do Chamada de Impacto em Rondonópolis, Romário Pereira, explica que a oportunidade de aprender e receber treinamento em áreas específicas é fundamental para o desenvolvimento de um negócio.

“Além de todo o conhecimento teórico trabalhado durante 12 encontros, aqui esses empreendedores podem colocar em prática tudo o que aprenderam para alavancar e consolidar sua empresa. É também a oportunidade de corrigir as falhas encontradas durante o percurso e alinhar todos os fatores para o crescimento dessas micro e pequenas empresas”, afirma o gestor.

A empreendedora Aline Neves afirma que o objetivo do programa foi alcançado para ela, que fundou a ‘Iluminy’ há pouco mais de um ano com a intenção de promover o bem-estar por meio do contato com a natureza. Criada inicialmente apenas para vendas online, a loja especializada em aromaterapia já expandiu sua estrutura e hoje recebe os clientes com horário agendado, para oferecer atendimento personalizado. A empreendedora conta que graças ao apoio do Sebrae/MT, agora a meta é expandir as vendas para todo o Brasil.

“Participar desse projeto do Sebrae/MT foi importante para pensar fora da caixa, pensar em outras possibilidades, conversar com pessoas, compartilhar ideias e se desafiar. Então quando a gente vem aqui com essa oportunidade de apresentar nosso produto, a gente quer fazer o melhor”, ressalta.

Gladis Melchior é a idealizadora da ‘Libelle Candles’, uma empresa especializada em velas e pastilhas aromáticas. Ela conta que desenvolveu seus produtos com um conceito exclusivo de aroma ecologia para criar sensações de bem-estar para quem os utiliza.

“O curso foi muito importante para a minha empresa, principalmente porque o Sebrae/MT apoia muito quem está começando. Recebemos suporte em todas as áreas que precisamos de conhecimentos e hoje estamos expondo nossos produtos para que a comunidade possa conhecer o que a gente faz e o que produzimos na cidade, então é algo maravilhoso”.

O programa

O Chamada de Impacto foi desenvolvido pela Impact Hub com o objetivo de capacitar empreendedores de ramos diversos. O programa é direcionado para quem precisa de apoio para crescer ou se profissionalizar. A metodologia é voltada em promover experiências, mentorias e aulas durante 12 semanas para gerar capacitação empreendedora, trocas em grupos e rede de apoio, além de conexão com o mercado e atendimento individualizado com profissionais experientes.

A analista de Negócios do Sebrae/MT, Débora Mendes, ressalta a importância de programas que promovem o desenvolvimento dos micro e pequenos negócios do estado. “Esse trabalho do Sebrae/MT de apoiar e oferecer capacitação gratuitamente ao empreendedor é essencial para o fortalecimento da economia e consolidação desses negócios. A feira é a oportunidade de eles colocarem em prática todas as estratégias trabalhadas durante meses, então celebrar esse momento e os resultados obtidos é muito importante”, falou.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.