Cidades

Estudantes protestam em Cuiabá por passe livre irrestrito; MTU nega irregularidade

Estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) lotaram a Praça Ipiranga, no Centro de Cuiabá, para protestar contra restrição do passe livre usado no transporte coletivo. Essa semana, universitários relataram que não conseguiram usar o benefício para ir às aulas, mas a Associação Matogrossense dos Transportadores Urbanos (MTU) negou irregularidade.

No ato, Léo Rondom, estudante de Ciências Sociais, alegou que o uso deveria ser irrestrito, visto que hoje o passe não atende a todas as necessidades de atividades dos acadêmicos.

“Estudante é estudante 24 horas por dia, 7 dias por semana. Precisamos de passe livre irrestrito, de uma lei melhorada. Hoje o benefício é de responsabilidade de gestão da prefeitura. Precisamos que o passe contemple todas as atividades dos estudantes, é sala de aula, atividade de pesquisa. NO ensino básico tem os contraturnos, acesso à cultura, esporte e lazer", argumentou.

Conforme a Lei 4.141, de 17 de dezembro de 2001, “os beneficiários do Passe Livre Estudantil, instituído no caput deste artigo, utilizarão o benefício no período letivo, exclusivamente nos dias e horários em que a instituição de ensino informar a existência de atividades educacionais, ficando vedada a utilização do Passe Livre Estudantil para outros fins”.

Regra atende a estudantes de primeiro, segundo e terceiro graus, cursos supletivos, pré-vestibulares, Institutos e Escolas Profissionalizantes, Institutos e Seminários Teológicos (religiosos), da rede pública e privada de ensino do Município, matriculados em estabelecimento de ensino, com situação regular junto a Prefeitura Municipal de Cuiabá.

Professor pontua que no ano passado houve acordo com a MTU para que o benefício não tivesse limitação e uso, mas o entendimento foi temporário. Nos moldes atuais, ele não contempla todas as necessidades dos estudantes que dependem no transporte coletivo para as atividades educacionais.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.