Economia

Brasil cria 195 mil empregos formais em março

Foram criados 195.171 empregos com carteira assinada no Brasil no mês de março, apontam dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgado nesta quinta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho.

O QUE ACONTECEU?
O número é o resultado de 2.168.418 admissões e de 1.973.247 desligamentos registrados no mês.

Ao todo, há 42.970.598 brasileiros trabalhando formalmente no Brasil, um aumento de 0,46% em relação ao mês anterior.

Salário médio cai. Os novos contratados recebem, em média R$ 1.960,72, R$ 30,06 a menos do que a média de fevereiro. A redução foi de 1,51%.

O QUE É O CAGED?
Os dados do Novo Caged se referem apenas às vagas com carteira assinada. Como as companhias podem atualizar as informações de contratações e desligamentos de maneira retroativa, os dados podem variar de mês a mês. O levantamento não capta os dados do mercado de trabalho informal, como a Pnad Contínua do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), por exemplo.

Desde janeiro de 2020, o uso do Sistema do Caged foi substituído pelo eSocial. Atualmente, todas as empresas estão obrigadas a declarar as movimentações de trabalhadores formais por meio do eSocial. Com a mudança, a metodologia do Novo Caged passou a ser composto por informações captadas dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26