Economia

Comércio cresceu 8,5% no ano passado em MT, diz pesquisa

O comércio apresentou um crescimento de 8,5% no acumulado do ano passado no estado, de acordo com o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), divulgado nesta segunda-feira (27). Os dados são com base em um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sobre a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), com referência no mês de dezembro de 2022.

O estado está entre os três com maior crescimento no país, ficando atrás apenas da Paraíba (13,9%) e de Roraima (11,1%).

O resultado do estudo mostra como o comércio varejista se recuperou e pode continuar em ritmo de crescimento em Mato Grosso, de acordo com o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior.

A receita de vendas no setor apresentou um saldo positivo. No país, houve um aumento de 14,1%, enquanto em Mato Grosso foi registrada uma alta de 20,1% neste setor. Nas duas análises, conforme o estudo, a receita cresceu acima da inflação durante o período, alidado ao crescimento nas vendas, o que reforça o fortalecimento da área em nível estadual.

Em 2021, o cenário apresentou uma retração de 0,6% no volume de vendas no comércio varejista. A análise da pesquisa ainda mostra que, apesar dessa queda em 2021, o estado tem mostrado aumento de empresas e postos de trabalho, formais ou informais, o que pode induzir a um avanço mais sustentável, seja para o comércio varejista e demais setores.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26