O comércio apresentou um crescimento de 8,5% no acumulado do ano passado no estado, de acordo com o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), divulgado nesta segunda-feira (27). Os dados são com base em um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sobre a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), com referência no mês de dezembro de 2022.
O estado está entre os três com maior crescimento no país, ficando atrás apenas da Paraíba (13,9%) e de Roraima (11,1%).
O resultado do estudo mostra como o comércio varejista se recuperou e pode continuar em ritmo de crescimento em Mato Grosso, de acordo com o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior.
A receita de vendas no setor apresentou um saldo positivo. No país, houve um aumento de 14,1%, enquanto em Mato Grosso foi registrada uma alta de 20,1% neste setor. Nas duas análises, conforme o estudo, a receita cresceu acima da inflação durante o período, alidado ao crescimento nas vendas, o que reforça o fortalecimento da área em nível estadual.
Em 2021, o cenário apresentou uma retração de 0,6% no volume de vendas no comércio varejista. A análise da pesquisa ainda mostra que, apesar dessa queda em 2021, o estado tem mostrado aumento de empresas e postos de trabalho, formais ou informais, o que pode induzir a um avanço mais sustentável, seja para o comércio varejista e demais setores.