As chuvas torrenciais que atingem vária regiões do país tem deixado toda a população em estado de alerta. Elas chegam de improviso sem deixar tempo para podermos os proteger das águas furiosas, provocando um caos em todas as cidades.
Recentemente o litoral norte do Estado de São Paulo, principalmente a cidade de São Sebastião e as praias próximas foram as mais atingidas por esta tragédia causada pelas fortes chuvas.
As enchentes ocorrem principalmente com a falta de preocupação os sistemas de drenagem. Os bueiros não são somente o vilão, o desrespeito e descuido com os detritos e entulhos criados pelo próprio homem são desviados aos rios, provocando as cheias deles.
Com o solo encharcado ocorrem os deslizamentos e quedas de áreas onde as invasões de moradores são totalmente proibidas. Estes desabamentos são fatores de demolições que invades as ruas e avenidas contribuindo para a causa das grandes enchentes provocando o caos urbano.
Outras ações envolvem a construção de barragens e o desassoreamento dos rios, em que todos os sedimentos existentes no fundo dos cursos d’água são removidos, aumentando a sua profundidade.
O problema das enchentes é crônico em muitas cidades brasileiras, com a inundações, além de danos matérias e perdas de vidas humanas, podem provocar diversas doenças, tornando uma questão de saúde pública.
Preservar o nosso Meio Ambiente é sinal de respeito à natureza e a humanidade.
S O S Meio Ambiente, sua causa é nossa!