Afinal, qual a relação do gato preto e sexta-feira 13? Essa é uma dúvida bastante comum, afinal de contas, os felinos de pelagem escura, infelizmente, ainda são considerados símbolos do chamado “dia do azar”.
Mas quem dera se fosse apenas um “símbolo”. Nas épocas de Dia das Bruxas ou nas sextas-feiras 13, os índices de denúncias de maus tratos a gatos pretos aumentam muito em ONGs de proteção animal.
Por conta de superstições sem fundamento, crenças doentias e a mais pura maldade, esse dia não é muito bom para os os gatos de pelos escuros. Continue a leitura e veja a seguir qual a relação entre o gato e a sexta-feira 13 e o que devemos fazer para proteger os pets durante essa data.
Sexta feira 13: cuidado com o gato preto
A sexta-feira 13 é conhecida popularmente como o dia do azar. Por norma, ela acontece sempre que o primeiro dia do mês é um domingo, sendo possível, então, cair em qualquer mês do ano.
O número 13 é considerado o número de sorte para muitas pessoas. Porém, há séculos a sexta-feira 13 ficou conhecida como um dia de “maus agouros”. Mas, afinal, por que há essa tradição tão comum, principalmente na cultura ocidental?
A explicação mais plausível vem do Cristianismo. De acordo com a religião, a sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado, sendo que na sua última ceia estavam 13 pessoas sentadas à mesa.
Mas e o gato preto?
O gato preto é associado à sexta-feira 13 por causa do seu passado. Durante a Idade Média, acreditava-se que os felinos de pelos pretos eram bruxas transformadas em animais.
A sua cor, que era associada às trevas, magia negra e ao “diabo”, dava sentido a uma superstição de que cruzar com um gato preto numa sexta-feira 13 era um tremendo sinal de azar.
A princípio, hoje sabemos que nada disso faz sentido, né? Mas, infelizmente, muita gente ainda acredita que os gatos pretos podem trazer má sorte para a gente durante a sexta-feira 13.
O pior de tudo é que nesta data, há um alto risco de vida para os pets. Não há estatísticas sobre isso, mas o número de gatos maltratados – e até mortos – é muito alto. Na internet podemos encontrar casos de pessoas que se dizem ser adotantes e buscam gatinhos pretos para os tais rituais de tortura.
Portanto, se você tem um gato preto em casa (ou até mesmo um cachorro de pelos pretos), redobre os cuidados durante essa época!
A adoção também é afetada
Um outro ponto é em relação à adoção. Os gatinhos pretos ocupam o último lugar na lista de preferência dos adotantes, ficando anos e anos à espera de uma família para lhes dar o amor e carinho que tanto merecem.
Bruxa e gato preto: uma pitada de história
O gato, muito antes de virar símbolo de azar, era venerado por diversas culturas no mundo inteiro. No Egito, por exemplo, ele era visto como um representante da deusa Bastet, e era inclusive mumificado quando morria.
Já na Grécia Antiga, os gregos acreditavam que a deusa Diana havia conferido poderes mágicos aos bichanos, e tinham enorme respeito por eles.
No entanto, com a chegada da Idade Média e a instalação do cristianismo na Europa, a Igreja passou a concentrar esforços na conversão de pagãos, cujas práticas passaram a ser associadas ao demônio e à má sorte.
Neste contexto, o gato preto estaria relacionado ao ocultismo e aos ritos satânicos. Acredita-se que o Papa Gregório IX, em 1233, foi o responsável por “demonizar” os gatos pretos.
Ele afirmou que os tutores de gatos eram verdadeiros bruxos e que gatos pretos eram sim a cor do mal, condenando assim toda uma população de felinos naquela época.
Gato preto e o Halloween
Os gatos pretos são considerados um símbolo do Halloween, ou Dia das Bruxas, como é chamado aqui no Brasil. O motivo é o mesmo: a superstição criada na antiguidade. Infelizmente, ainda vemos pessoas ignorantes que trazem esse antigo mito de que “gato preto dá azar”. Reflexo do pensamento medieval e crenças antigas.
O Halloween é muito bacana para realizar brincadeiras e caça aos doces. Mas já não faz mais sentido associar a data aos gatos pretos, né?
Gato preto dá azar?
Definitivamente, não! Gato preto dá azar só para quem não tem um em casa! A crença de que o gato preto atrai má sorte foi criada há séculos e já não faz mais sentido, mas muita gente ainda acredita que passar próximo desse animal trará mal agouro.