Circuito Pet

Conheça 7 sinais de alerta para tutores de gatos

O Essential Cat está sempre alerta – assim é a vida no meio da cadeia alimentar.  Sempre há comida para ser caçada e sempre há uma chance de virar comida.

É por isso que precisamos ficar atentos às mudanças comportamentais que podem significar desafios físicos no horizonte. A lista a seguir de mudanças comportamentais que são sinais de alerta não é exaustiva, mas encontrei a maioria desses comportamentos em minha carreira ou em meus próprios gatos.

Quando falamos de problemas na caixa de areia, por exemplo, sempre digo que os gatos podem estar dando sinal de alerta. O que quero dizer é que, enquanto estamos correndo, criando teorias, avaliando ideias e tentando adivinhar qual pode ser o problema, seu gato pode estar apenas dizendo: “Ai!”

Ou seja: se notar algo estranho, seja visual, comportamental ou apenas instintivamente, vá ao médico-veterinário – se possível, de imediato. A seguir, confira 7 sinais de alerta bem comuns para tutores de gatos.

1- Morar em cima da geladeira ou embaixo da cama

Isso é sinal de que algo no ambiente está ameaçando. Como disse no início, o Essencial Cat, sentindo-se vulnerável devido à dor ou doença, também se escondia.  

2- Fazer xixi ou cocô fora da caixa de areia

Muitos problemas de saúde podem causar isso, como cistite, cálculos renais, infecção urinária, doença renal, problemas digestivos, diabetes, entre outros. 

Duas pistas que geralmente indicam sintomas físicos: urinar muito perto da caixa de areia, às vezes faltando por centímetros, e pequenas quantidades de xixi espalhadas em poucos passos.  

3- Mastigar coisas que não são comida

Alguns gatos podem ter uma certa predileção em mastigar objetos como plástico e tecidos. Fios também são muito atrativos e, por isso, eles também gostam de brincar com.

Porém, não é raro que esses gatos engulam esses objetos que estão interessados apenas em brincar. Isso pode gerar muitos transtornos e ser nocivo à saúde do pet. Esse comportamento pode ser ocasionado também por ansiedade.

4- Mudanças comportamentais

Se uma pessoa que faz parte de sua vida mudasse completamente de personalidade de repente, você ficaria preocupado.  Se o seu gato “do nada” começar a atacar humanos ou outros animais, há uma boa chance de que, assim como nós, ele seja menos paciente porque está lidando com algum tipo de dor ou desconforto.

5- Atividade noturna ou aumento das vocalizações

O hipertireoidismo é uma condição comum em gatos mais velhos que pode aumentar a atividade e as vocalizações. Os idoso com problemas de visão, audição ou nos estágios iniciais de demência também podem miar e ficar desorientados quando as luzes se apagam.

6- Coçar, arranhar, morder ou lamber a si mesmo a ponto de causar queda de pelos ou danos à pele

A pele dos gatos é incrivelmente sensível. As possíveis causas desses sintomas podem ser frustrantemente variadas:

  • Alergias (alimentares, respiratórias, ambientais)
  • Problemas de pele
  • Infestação de pulgas
  • Aumento do estresse doméstico que se manifesta na limpeza excessiva. 

 7- Sono em excesso

Você já sabe que os gatos não dormem o tempo todo. Se o seu pet se retraiu completamente ou perdeu o interesse por todas as coisas, pessoas e atividades que antes o interessavam, ele precisa de ajuda. É necessário  investigar o que pode estar provocando esse distanciamento.

Mudanças repentinas de comportamento não são normais e sempre devem ser levadas em consideração. Doenças clínicas podem estar se manifestando ou mesmo problemas relacionados à rotina do gato, o que o impede de expressar seus comportamentos naturais para a espécie. Portanto fique sempre atento, não negligencie essas mudanças comportamentais.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar