Economia

Lula confirma Fernando Haddad no Ministério da Fazenda

O presidente eleito da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), confirmou na manhã desta sexta-feira, 9, que o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad será o novo ministro da Fazenda do Brasil. A Pasta retomará o antigo nome que foi alterado durante o mandato de Jair Bolsonaro para se tornar um superministério, o da Economia, e conceder mais poderes a Paulo Guedes.

 

"Preciso que algumas pessoas comecem a trabalhar para montar o governo e para que nossa estrutura comece a funcionar", disse Lula, em pronunciamento à imprensa no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do governo de transição em Brasília.

 

O presidente eleito afirmou ainda que "possivelmente" semana que vem, depois da diplomação, irá apresentar mais ministros. "Vai chegar uma hora que vão ver mais mulheres do que homens e participação de afrodescedentes", disse.

 

Lula classificou a transição como a "mais democrática" já feita. "Me impressionou a quantidade de voluntários na transição, não utilizamos o dinheiro disponibilizado", afirmou.

 

Como mostrou o Broadcast Político (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) em 8 de setembro, Haddad sempre esteve na lista de favoritos de Lula. Tudo dependia da disputa pelo governo de São Paulo.

 

Apesar de derrotado, Haddad obteve a maior votação do partido em solo paulista desde a redemocratização, o que embalou a eleição do presidente eleito e praticamente carimbou o passaporte do aliado para a Esplanada dos Ministérios.

 

O nome do ex-prefeito ganhou ainda mais força após ele acompanhar Lula em viagem à Conferência do Clima (COP-27) no Egito e a Portugal.

 

Para reduzir resistências do mercado ao seu nome, Haddad voltou a circular entre agentes do setor, de olho no comando da Fazenda, como registrou o Broadcast há um mês.

 

Economistas do mercado preferiam alguém mais liberal a Haddad na Fazenda. Mais recentemente, ele foi substituir Lula em um evento da Febraban e, a mando do presidente eleito, passou a acompanhar a equipe econômica da transição.

 

Na quarta-feira, esteve reunido com representantes do Banco Mundial (Bird) e, na quinta-feira, se encontrou com Paulo Guedes no Ministério da Economia.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26