Emoção, celebração, harmonia e prenúncio para os bons tempos que virão em 2023 . Motivada na junção destas energias e sentimentos, a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) sobe ao palco do Teatro Universitário neste domingo (11), a partir das 20h. Os ingressos para a última apresentação do ano, evento que integra a programação de 52 anos da UFMT, já estão disponíveis no site da Fundação Uniselva e custam R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia entrada solidária mediante a doação de dois quilos de alimento que devem ser entregues antes da apresentação e serão repassados ao Abrigo Bom Jesus).
Segundo o maestro e diretor artístico da Orquestra e pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência, Fabricio Carvalho, o espetáculo terá um repertório rico e dividido em duas partes. “Na primeira teremos algumas obras que fizemos durante todos os concertos, mais densas, como as danças eslavas, de Dvorak e a abertura Rosamunde, de Schubert. Vale ressaltar que essa primeira parte será regida pela maestra Emanuelle Guedes, uma grata revelação que regeu um concerto inteiro em sete de setembro, valorizando uma aluna egressa do curso de música da UFMT”, aponta.
“Já a segunda contará com canções de Natal de todo o mundo. Fizemos uma grande seleção, organizando em um repertório bastante eclético e popular”, completa.
Temporada sensacional
Questionado sobre sua observação sobre a temporada de 2023, o maestro a resume em uma palavra: sensacional. “Nesse ano a Orquestra se apresentou não só no teatro da Universidade, mas também no Parque das Águas, reunindo quase dez mil pessoas, um encontro sensacional com a comunidade. Além disso, pudemos desenvolver vários tipos de reportórios, desde o mais clássico às canções populares, passando por todos continentes. Tivemos a estreia da maestra Emanuelle Guedes, o ingresso de novos músicos oriundos do curso de música, fator muito importante porque renova a energia da Orquestra e dá espaço profissional para esse mercado. Foi uma volta por cima valorizando nosso público e reconquistando novos”, enumera.
Além disso, Fabricio Carvalho destaca as parcerias realizadas durante o ano. “Tivemos a parceria e o patrocínio do do grupo Amaggi para dar maior dinamicidade às nossas ações e foi fundamental para fazer uma temporada de qualidade. Tivemos também a parceria da Fundação Uniselva, muito importante durante todo o ano na distribuição e ,venda de ingressos, facilitando a vida das pessoas. Encerramos o ano enaltecendo e agradecendo essa parceria. E por fim outra parceria a ser celebrada é com o Abrigo Bom Jesus. Durante o ano arrecadamos quase cinco toneladas de alimento para a unidade e os alimentos arrecadados nessa última apresentação também serão repassados a eles”, afirma.
E a junção de todos elementos além de render satisfação, traz a sensação de encerramento com chave de ouro. “Ainda mais com as pessoas se emocionando com o clima de Natal, de harmonia para tempos melhores que virão. Temos certeza que a temporada 2023 vai ser muito melhor. Temos grandes projetos, concertos fora do Estado e por diversas cidade de Mato Grosso. Tudo isso é um prenúncio de bons tempos que virão para a Orquestra sinfônica da UFMT”, finaliza Fabricio Carvalho.