Cães que atuam em conjunto com a polícia, fazendo pastoreio ou até como guias para pessoas com deficiência visual passam por treinamentos rigorosos para conseguir exercer essas funções com sucesso no dia-a-dia, mas até que ponto o nível de energia desses cães influenciam em sua habilidade de treinamento? Descubra nesta matéria se cães mais ativos são mais inteligentes.
Cães mais ativos são mais inteligentes?
Quem nunca ouviu falar dos cães mais inteligentes do mundo? Um belo exemplo é o dono do número um do pódio, o Border Collie, que é considerado o cachorro mais inteligente do mundo e pode aprender um novo comando em até cinco segundos. Mas qual a ligação do nível de inteligência com a energia desses cães?
Em um estudo feito por 96 pesquisadores especialistas em cães no livro “Why Does My Dog Act That Way?” Com o intuito de classificar as raças, ressaltou diversos aspectos, destacando-se entre eles: a energia, inteligência e a habilidade de aprendizagem do cão, e qual a relação entre essas particularidades.
De acordo com as informações coletadas para esse estudo, foi mostrado que existe uma relação estatística entre o nível de energia e inteligência de um cão e a sua capacidade de aprendizado , também destacando que cães com níveis mais baixos de energia mostraram uma menor capacidade de treinamento.
Sendo assim, o nível de energia do cão faz diferença quando se trata da capacidade de treinamento, aqueles que apresentam um nível de médio a alto tendo mais facilidade em serem treinados para atividades específicas como exercer a função de cão guia ou até para tarefas mais simples como aprender um novo truque.