Circuito Pet

7 coisas que seu gato odeia que você faça

Quando se tem um felino em casa, existe uma série de cuidados que devemos ter para prezar pelo bem-estar e pela qualidade de vida dele. Mas você sabia que o cuidado não é somente no que fazemos, mas também no que não fazemos? Existem algumas coisas que seu gato odeia que você faça, por isso, vamos listar sete delas para você repensar antes de fazer! Bora conferir?

Sete coisas que seu gato odeia que você faça

Existem muitas coisas que seu gato não curte naaaada que você faça. Muitas delas são ligadas diretamente a ações que impedem ele de vivenciar seu comportamento natural da espécie, o que pode o tornar um gatinho bem infeliz. Agora, veja esses sete pontos que você deve ter atenção para ter um bichano bem mais feliz  saudável em casa:

  • Não deixe seu gato ficar entediado

Tédio é extremamente ruim até para nós, né? Então, imagine para o seu gato, que não tem uma TV, celular ou passeio para fazer fora de casa, diferentemente de você. O tédio dos felinos é beeem pior do que o nosso, convenhamos. Por isso, dê atividades variadas todos os dias a ele. Invista em brinquedos interativos e em um enriquecimento ambiental. 

Lembrando que não adianta comprar vários brinquedos e deixar largados pela casa esperando que o seu gato vá brincar sozinho. Fazer isso só irá fazer com que os brinquedos se tornem parte do tédio. Separe um momento do dia para brincar e dar essa interação humana para o seu felino. 

  • Não repreenda seu gato com barulhos ou água

Não é novidade que os gatos odeiam água e barulhos altos, certo? Pelo menos a maioria não gosta. Se você acha que fazendo uma coisa que eles odeiam – como jogar água, usar spray de água e fazer barulhos altos para assustar – irá impedi-los de aprontar ou fazer algo que você não goste, está muito enganado.

O seu bichano irá achar isso assustador e estressante e ainda vai associar esses atos ruins a você e não ao que ele estava fazendo. Isso pode afetar o seu relacionamento com o pet e ele continuará fazendo suas “artes”, porém escondido ou longe da sua visão. Por isso, o ideal é buscar alternativas positivas para educar o seu felino como, por exemplo, por meio de adestramento

  • Não proíba o gato de arranhar

Calma, não estamos dizendo para você deixar o gato simplesmente arranhar o seu sofá todo. Muito pelo contrário, dê arranhadores de verdade ao seu bichano, pois isso é fundamental para o seu bem-estar e poderá ajudar caso o seu sofá realmente esteja sofrendo nas garras do seu bichano. 

Os felinos precisam arranhar, pois isso é um comportamento natural da espécie e ajuda a manter suas unhas aparadas. Por isso, ofereça arranhadores altos e resistentes. Isso também pode fazer parte do seu plano de enriquecimento ambiental. Invista em arranhadores diversos – de corda, carpete ou papelão – e seu gato ficará bem feliz e satisfeito – e o seu sofá seguro. 

Aliás, você não precisa gastar uma fortuna em arranhadores, pois você consegue fazer um arranhador de graça incrível para o seu felino, como já ensinamos em nosso blog. 

  • Não irrite seu gato

Esse tópico da nossa lista até parece bem fácil, né? Mas, na prática, pode ser bem difícil para alguns tutores. Nem sempre o seu bichano quer carinho, por mais irresistível que pareça. Os gatos costumam dar sinais – às vezes bem nítidos – quando não querem ser acariciados. 

Não o incomode também quando ele estiver dormindo – afinal, quem gosta de ser incomodado nesse momento? – ou quando estiver se escondendo. Deixe que ele aproveite sua hora de dormir ou quando ele deseja ficar sozinho no seu esconderijo. Não tente controlar o que seu gato tem que fazer, dê oportunidades de escolha a ele.

  • Não assuste seu gato

Não é difícil encontrar vídeos ou fotos na internet de gatos com pelos arrepiados, o rabo ouriçado – parecendo uma escova de garrafa – e as costas arqueadas. Por mais que isso pareça engraçado para quem vê, pode não ser nada bom para o seu gato. Não tente submeter o seu pet a isso, pois isso pode ser um sinal de que ele está muito assustado, o que não é nada legal. 

  • Não o castigue por necessidades fora da caixa de areia

Se o seu gatinho fizer as necessidades fora da caixa de areia dele, não brigue, mas sim, leve ao médico-veterinário. A razão pela qual o felino faz xixi fora do lugar correto não é por birra ou mau comportamento, mas porque pode ter algo errado com ele. Por isso, o ideal é passar em uma consulta veterinária para saber se é algo relacionado a sua saúde ou, caso não seja, para tentar entender e resolver a situação.
 

  • Não dê a refeição do seu felino toda de uma vez

Não adianta colocar toda a ração do seu gato no potinho de comida de manhã e deixar o dia todo lá. Certamente a comida pode murchar e o seu bichano talvez não queira comer depois disso. 

Os gatos comem melhor se você oferecer pequenas refeições ao longo do dia. Para isso, você ainda pode colocar a comida em brinquedos interativos e comedouros lentos, que além de serem divertidos, aguçam a mente do pet. 

Respeitando seu gato e oferecendo o que é melhor para o seu bem-estar, pode ter certeza que ele vai gostar ainda mais de você e ser muuuuito feliz 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar