Tédio, estresse, fungo e até dor explicar um cachorro lambendo a pata excessivamente. Mas, afinal, como a gente consegue descobrir a causa e, por fim, como resolver o suposto problema?
Cachorro lambendo as patas: o que pode ser?
São diferentes os perfis de cães que lambem as patas.Tem aquele cachorro que lambe a pata em qualquer momento. Que acorda no meio da noite para lamber as patas. Tem aquele outro que só lambe as patas quando não tem nada para fazer.
Deita no chão e lambe as patas. Tem também aquele que lambe a pata, o chão, o sofá, o tutor, a roupa do tutor, a parede e qualquer outra superfície que possa encontrar. Mas o caso mais angustiante é aquele cão que não só lambe uma patas, como lambe todas, morde a ponto de machucar e até arranca os pelos.
Seja qual for o perfil do seu cachorro lambendo a pata, o primeiro passo é levar ao médico-veterinário. Problemas dermatológicos, gástricos e até ortopédicos podem levar um cão a lamber as patas. Sanadas as questões clínicas, vamos ao comportamento.
Os cães aliviam o estresse através da boca. Tipo a gente roendo unha ou comendo até o cotovelo por estresse ou ansiedade. Mas o cachorro foi educado desde pequeno a não roer móveis, chinelos ou qualquer objeto pela casa. É cada bronca que ele recebe, que Deus me livre!
Mas, ao mesmo tempo, você não dá brinquedos para ele. Afinal, “ele destrói tudo”. Sem opção para aliviar aquela angústia da rotina, o cão encontra sua pata. Bastam algumas lambidinhas para ter aquela sensação de relaxamento, de alívio. Bingo! Já viciou. Pior que crack.
Aí, para resolver o problema, você briga, passa pimenta, coisas amargas, enfaixa a pata, põe cone e inventa qualquer loucura para o cão parar de se autoflagelar. Mas mesmo assim ele arranja um jeito de voltar a lamber a deliciosa pata.
Como fazer o cachorro parar de lamber a pata
Afinal, o que fazer quando o cachorro lambe muito a pata? Muito simples, meu caro tutor. Ofereça coisas para o seu pet roer, lamber, destruir. “Ah, mas ele tem vários ossos e não liga”, você deve estar pensando. Além do que oferecer, o segredo está em como oferecer.
A seguir, confira duas dicas de ouro que certamente vão ajudar a fazer o seu cachorro parar de lamber a pata.
1- Ofereça muitos mordedores
Não adianta deixar aquele mesmo osso lá jogado na sala, todos os dias. Tudo que é rotineiro, acaba em algum momento perdendo a graça. Por isso, o ideal é ter pelo menos um mordedor diferente para cada dia da semana.
De preferência, os mordedores devem ser de materiais distintos: nylon, borracha, tegumento (casco, chifre), vísceras (traqueia, esôfago, bexiga, intestino), legumes e frutas. Tudo que faça croc croc. Nada de oferecer banana ou mamão. Ele precisa roer, não comer.
2- Desafios mentais são fundamentais
Além disso, é importante oferecer desafios mentais, através de tabuleiros, treinos ou qualquer atividade cognitiva. Além de dar foco, o cão vai ficar cansado mentalmente e depois vai relaxar. Isso sem falar dos passeios e exercícios físicos, que também são super importantes.
O problema não é o cachorro lamber a pata. Mas o motivo que está levando ele a lamber a pata. Normalmente é tédio e falta de enriquecimento ambiental. Então, mão na massa para enriquecer a rotina do nosso peludo!