A família vai se mudar, vai para um novo lar. Todos estão ansiosos com a perspectiva de uma nova vida. Às vezes casa nova, com cheirinho de tinta, às vezes apenas por necessidade. Mas é inegável que a mudança de ambiente já gera uma apreensão, mas e o seu gato? Já pensou em como ele reagirá a tudo isso? Como fazer mudança com gato?
O ser humano sempre foi nômade por natureza. No início da civilização, o ato de mudar de um lugar para o outro era comum. Hoje, os motivos de mudança são outros, mas ainda somos “nômades”.
Já o gato é uma espécie extremamente territorialista, gosta de ter todo o controle da situação e saber tudo o que está acontecendo no seu território. Como será que ele reage às mudanças? Geralmente, não muito bem. Mas, calma, nem tudo está perdido!
Siga estas dicas que vamos te mostrar a seguir para te ajudar a fazer mudança com gatos, para garantir que o seu pet passe por tudo isso de uma maneira muito menos traumática e estressante para ele.
Como fazer mudança com gatos?
O primeiro passo para fazer mudança com gatos é planejar tudo com antecedência. Assim, você estará preparado para o dia e poderá oferecer todos os itens necessários ao peludo. Confira outras dicas a seguir que certamente vão te ajudar.
1- Prepare um abrigo para ele na nova casa
Prepare um “quarto seguro” no novo lar para o seu pet. Esse quarto será o local que irá recebê-lo em um primeiro momento e deve conter todos os recursos que o pet precisa.
Lá ele deve ter comedouro, bebedouro, caixa sanitária, caminha, arranhador, esconderijo e um local elevado que sirva como observatório. É importante que o ambiente seja “familiar” a ele. Para isso, é preciso trazer os cheiros dele para esse quarto facilita essa adaptação.
Caminhas, toalhas e cobertores que ele costuma usar vão ser fundamentais neste processo. Muitas vezes queremos que o novo lar tenha tudo novo, no caso do gato, aguarde uma total adaptação ao ambiente para realizar esse “chá de casa nova”.
2- Utilize produtos específicos para acalmá-lo
Usar feromônios como o Feliway Classic Difusor e o Serenex Difusor em uma tomada deste quarto, por exemplo, é de extrema importância para fazer uma boa adaptação de gatos em casas novas.
Mas, lembre-se: estes difusores devem ser colocados na tomada pelo menos 48 horas antes do bichano chegar. Assim, garantimos que todo o quarto estará repleto do produto e ele terá uma melhor ação.
No dia da mudança, é aconselhável que o gato fique em um cômodo da casa que não terá movimentação e sempre com associações positivas, como o sachê preferido no local. Músicas relaxantes também ajudam a aliviar a tensão deste momento.
3- Cuidados no transporte
Após toda a mudança realizada, é hora de levar seu gato para o novo lar. O transporte deverá ser realizado em uma caixa adequada e com apenas um gato por caixa. Esse é um passo importante sobre como acostumar gato na casa nova, pois o transporte inadequado pode estressá-lo.
Sugiro que cubra a caixa com um pano, para que seu pet não fique tão inseguro. Caso ele não esteja acostumado com a caixa, é recomendável fazer um treinamento de adaptação à caixa.
4- Ponha o pet direto no quarto separado para ele
Chegando na nova casa, abra a caixa dentro do “quarto seguro” e deixe que ele explore à vontade, sem pressa e sem forçar interações. Procure não forçar a saída dele da caixa e ofereça as mesmas associações positivas que ele está acostumado a receber, como sachês, petiscos, músicas e outras coisas que ele adora.
Assim que ele estiver bem relaxado, é hora de conhecer o restante da casa, mas sempre deixe o “quarto seguro” disponível. Ali é o refúgio do seu gato nessa nova aventura.
E, por fim, sejam felizes no novo lar!