Uma plateia de quase setenta pessoas foi transportada musicalmente para as primeiras décadas do século passado, com a narrativa e execução da vida e da obra do genial Ernesto Nazareth.
O maestro Luis Renato Dias encantou com uma escolha primorosa, dentre a vasta obra deixada pelo compositor, cerca de 220 ao todo, mesclando valsas românticas com composições mais marcantes como o tango Odeon, uma de suas obras mais conhecidas e executadas.
Os presentes conheceram um pouco sobre a vida de Nazareth, sua infância pobre, suas tragédias pessoais com perdas dolorosas e o triste final em um manicômio, cujas perturbações mentais que culminaram em sua morte por afogamento. O maestro Luis Renato ressaltou ainda, o preconceito da sociedade da época ao estilo musical do compositor, que não viveu para assistir sua própria glória, que só viria no fim da década de 1960, quando suas músicas foram gravadas pela grande pianista Eudóxia de Barros e conquistaram prêmio na Europa.
“O concerto didático é justamente o encontro da vida com a obra do artista, até porque muito do que se compõe traduz os amores, as dores e ainda o cotidiano do autor. Por trás da melodia existe muita história para ser contada.”, explica Flávia Salem, que idealizou com o maestro essa temporada, que acima de tudo trará muito conhecimento à plateia.
O maestro Luis Renato Dias agradeceu a presença especial dos presentes, que assistiu ao lançamento do projeto e ressaltou a importância de A Casa do Parque abrir suas portas para tão relevante pauta cultural. O maestro já convidou os presentes para o próximo concerto didático, que acontecerá no dia 28 de setembro, unindo canto e piano, com a participação especial do preparador vocal, André Vilani.
A última obra de Nazareth do programa, foi Odeon, que o maestro gentilmente dedicou para a idealizadora da Casa do Parque, Flávia Salem, para brindar o início dessa temporada de concertos, que promete formar e encantar plateias e, para encerrar a noite Luis Renato executou uma obra de sua autoria, Valsinha Cuiabana, composta aos dezoito anos de idade e dedicada à saudosa pianista Dunga Rodrigues.
Confira as obras executadas pelo maestro:
– Confidências
– Espalhafatoso
– Flor
– Coração que sente
– Remando
– Favorito
– Eponina
– Apanha-te Cavaquinho
– Odeon
– Valsinha Cuiabana (composta pelo maestro Luis Renato Dias)