Tudo o que é desconhecido pode ser um pouco intimidante, não é? É assim que nossos pets se sentem quando são submetidos a novas experiências, como por exemplo, andar de elevador! Mesmo que você não more em um prédio que tenha elevador, pode surgir a necessidade em algum momento, por isso a importância da adaptação do peludo. Nessa matéria, vamos te dar dicas de como ensinar o cachorro a andar de elevador!
Como ensinar o cachorro a andar de elevador
Como tudo de novo que você vai ensinar para o seu cachorro, existem “ferramentas” especiais que são indispensáveis durante o treinamento, como o petisco, paciência e muita dedicação! Nesse caso, você vai precisar de um elevador que aceite pets também!
Passo a passo:
- A adaptação já começa do lado de fora do elevador! Os barulhos do elevador podem assustar seu cachorrinho, por isso, é importante que você permita que ele se habitue com esses sons antes de realmente utilizar o elevador. Fique na frente do elevador com seu cachorro e toda vez que houver algum som, dê um petisco e faça um carinho no peludo. Dessa forma, você já começa fazendo uma associação positiva!
- Agora já é hora de encarar o principal! Entre no elevador com seu cachorro e mantenha a porta aberta pressionando o botão de abrir a porta, então é hora de oferecer ainda mais petiscos, elogios e muito carinho para o seu cachorro! Você pode sair e entrar do elevador algumas vezes junto com o peludo, sempre tomando cuidado para que a porta não feche e observando com atenção a reação do peludo.
- Quando você notar que seu cachorro está confortável, é hora de finalmente andar de elevador! Conforme o passo anterior, entre novamente no elevador com seu cachorro e faça um teste subindo ou descendo um andar. Durante esse momento, dê alguns petiscos para seu cachorro e lembre de elogiar muito e fazer carinho também, pois o movimento do elevador pode deixar alguns cachorros com medo.
- Tudo certo até aqui? Maravilha! Agora é hora de sair do elevador, por isso, é importante prestar muita atenção no fechamento das portas. Incentive seu cachorro a sair do elevador junto com você utilizando um petisco
Se atente aos riscos
Não é seguro deixar seu cachorro solto no elevador, por isso, quando for necessário dar um passeio pelos andares de um prédio, se certifique de utilizar coleira e guia! No momento de fechamento das portas, é muito importante você ter atenção redobrada, pois a porta pode fechar no seu cãozinho ou na guia e isso pode ser fatal para ele, por isso, mantenha a rédea da coleira curta na sua mão quando for sair do elevador com seu cachorro e se necessário, interrompa o fechamento das portas com o corpo até que seu cachorro estar seguro do lado de fora. Veja nossa matéria sobre como evitar acidentes com pets no elevador para mais informações.