Circuito Pet

Como saber se minha cachorra vai dar cria?

Se você tem ou já teve uma cachorrinha prenhe, com certeza teve dúvidas sobre como lidar com o parto, um momento super delicado e estressante para ela.

Alguns tutores se questionam “como saber se minha cachorra vai dar cria?”. Neste post, você vai entender um pouco melhor sobre os sinais que as cachorras dão e como lidar com este acontecimento.

Cachorra prenhe deitada de barriga para cima

Como saber se minha cachorra vai dar cria?

O parto apresenta, em teoria, três etapas. Para entender melhor sobre os sinais, precisamos ter em mente como essas fases ocorrem, tudo bem? Elas se dividem da seguinte forma:

  • 1º etapa: Nas 12 a 24 horas que antecedem o parto, a temperatura da cachorra diminui, o útero começa a se preparar por meio de pequenas contrações, a vulva (canal vaginal) se dilata e, nesta fase, ela fica inquieta, nervosa, pode se recusar a comer, treme e prepara seu “ninho” (local aconchegante onde deseja ter o nascimento);
  • 2º etapa: as contrações passam a ser visíveis, o abdômen se contrai, ela começa a “expulsar” os filhotes. O nascimento de toda a ninhada pode ocorrer de 6 a 24 horas, sem complicações, e o intervalo médio entre um filhote e outro é de 10 a 30 minutos, variando de acordo com o tamanho da ninhada;
  • 3º etapa: com os filhotes já nascidos, a cachorrinha começa a expulsar a placenta, lambe cada um deles e retira a placenta que os envolve para estimular sua respiração, rompe o cordão umbilical com os dentes e os coloca para mamar.
  • Preciso interferir neste processo?

Não é indicado que ocorra interferências humanas. Entretanto, é importante compreender o processo normal do nascimento, para poder identificar o que está errado. Contar com o acompanhamento de um médico-veterinário neste momento é fundamental e o mais indicado para que a cadela e os filhotes fiquem bem.

Em algumas situações, podem ocorrer complicações após o nascimento e nessas situações é importante interferir. Por isso, separamos alguns casos em que o parto pode se tornar complicado:

  • Se o ambiente onde o pet estiver inserido for estressante, o parto não ocorrerá. Ela precisa estar em um local calmo e devidamente adaptado para ela;
  • Caso as contrações mais intensas durem mais que 4 horas e nenhum filhote nascer, o médico-veterinário deverá ser chamado o quanto antes;
  • Após o nascimento, se ela não apresentar o estímulo de lambê-los para estimular a respiração, você deve realizar esse processo e massageá-los com uma toalha macia e limpa;
  • Verifique se todos os filhotes estão sendo amamentados, pois a primeira mamada é importante para a imunidade deles;
  • Tente manipulá-los o mínimo possível

É fundamental que durante a gestação, a mamãe tenha sido acompanhada pelo médico-veterinário. Por meio do pré-natal, é possível identificar em exames de imagem, a quantidade de filhotes no útero, se algum deles pode ter alguma deformidade que dificulte o momento do parto e até mesmo conferir se a cachorrinha está saudável para esse acontecimento, pois sabemos que em alguns casos há a instituição da cesária (técnica cirúrgica de emergência no parto).

Agora que você já tem conhecimento em como saber se a cachorra vai dar cria, acesse o Blog da Petlove para mais dicas sobre saúde e comportamento de pets!

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar