A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio do Ônibus Lilás, está percorrendo vários municípios de Mato Grosso para levar informação e orientação sobre violência doméstica e familiar a mulheres que vivem em situações de vulnerabilidade social, que as expõe ao risco de serem violentadas.
Durante o mês de maio, o projeto, que é realizado pela Secretaria Adjunta de Direitos Humanos (SADH) da Setasc, estará nos municípios de Campo Novo dos Parecis, Itiquira, Guiratinga, Araguaiana e Porto Alegre do Norte. O Ônibus Lilás seguirá no mês de junho para os municípios de Confresa e Mirassol D´Oeste. O cronograma teve inicio em abril e já atendeu quase 500 mulheres dos municípios de Juara e Campos de Júlio.
O secretário da SADH, Kennedy Dias, destaca que a iniciativa visa o atendimento itinerante levando serviços de orientação, acolhimento e prevenção da violência contra a mulher às localidades mais distantes, como assentamentos, aldeias indígenas, comunidades rurais e quilombolas.
“Ações como essa contribuem para a garantia dos direitos das mulheres. Estamos buscando sensibilizar e orientar as mulheres que sofrem algum tipo de violência. Em cada lugar que visitamos sempre tem uma vítima. A intenção é alertar essas mulheres com informações e a melhor forma para combater esse tipo de crime”, pontua.
Os serviços prestados pelo Ônibus Lilás são:
– Informações sobre direitos e serviços
– Orientações específicas sobre violência doméstica
– Atendimento psicossocial a ser realizado no interior do ônibus
– Entrega de materiais institucionais
– Acolhimento de denúncias sobre violação de direitos humanos
Cronograma
Campo Novo dos Parecis – 30 de abril a 04 de maio
Diamantino 09 a 12 de maio
Itiquira – 16 a 18 de maio
Guiratinga – 19 e 20 de maio
Araguaiana – 25 a 27 de maio
Porto Alegre do Norte – 31 de maio a 01 de junho
Nova Marilândia 10 de junho
Confresa – 02 a 04 de junho
Mirassol D´Oeste – 20 a 24 de junho
Jaciara – 28 a 30 de junho