Circuito Pet

Como é viajar de carro com cachorro?

Houve um tempo em que viajar em família era sinal de fazer as malas e deixar o cachorro tomando conta da casa, com ração e água à vontade. Os mais sortudos contavam com alguém de confiança para “ver se estava tudo bem”, mas ocupar um espaço no banco do carro, definitivamente, não era algo a se cogitar.

Hoje, com a percepção de que os animais são membros da família e a consequente expansão dos estabelecimentos  pet friendlyviajar com cachorro se tornou uma realidade para muita gente.

A tarefa ainda é limitante para quem vai de ônibus ou avião, devido às regras das agências de transporte terrestre e aéreo, mas é possível fazer as malas e…viajar de carro com seu cachorro!

Patas na estrada: o que você precisa saber antes de viajar de carro com seu cachorro

Tive essa experiência com a Zoé, a minha cadela-guia, e posso afirmar que foi uma delícia! 

Ela ficou super tranquila durante as quatro horas de viagem. Ela dormiu praticamente a viagem inteira. Das poucas vezes em que acordou, ficou admirando o vovô dirigir.

De fato, viajar de carro foi um sucesso por aqui, mas para que tudo desse certo, alguns cuidados foram extremamente necessários:

1 – Fazer a mala no dia anterior

Já contamos por aqui sobre a importância dos mini hábitos de organização e, na hora de viajar de carro com o seu cachorro, fazer a mala no dia anterior fará toda a diferença.

Refeições, petiscos, itens de saúde e higiene, brinquedos, equipamentos de passeio (e de treino, se for o caso) precisam estar reunidos. Ah, juntos à máquina fotográfica para fazer todos os registros, hein?

2 – Antes de sair, supra as necessidades básicas do seu cachorro

De forma geral, as pessoas acordam no dia de uma viagem já querendo viajar e não se atentam às necessidades básicas, daí os desconfortos mais diversos. A mesma coisa acontece com os cães.

Dessa forma, antes de viajar de carro com seu cachorro, lembre-se de fazer um passeio agradável, deixá-lo cheirar o ambiente e colocá-lo para fazer as necessidades fisiológicas. Ele ficará muito mais confortável para aproveitar o trajeto com você.

3 – Nada de água e comida antes de pegar a estrada

Para muitas pessoas – e cães – água e comida não combinam com estrada, já que é bastante comum o relato de enjoos e vômitos. Sendo assim, evite oferecê-los algumas horas antes da viagem. Por aqui, sempre suspendo a água duas horas antes e observo a necessidade no trajeto. Já a alimentação prefiro oferecer apenas no destino.

4 – Segurança acima de tudo

Sem sombra de dúvidas, a posição mais segura para viajar de carro com seu cachorro é colocá-lo deitado aos seus pés, no chão do passageiro, como ficam os cães-guia. No entanto, o feito requer treinamento.

Caso não haja tempo ou segurança para isso, nada melhor que o básico: cinto acoplado ao peitoral no banco de trás e, a depender do porte do cachorro, com bolsa de transporte. 

5 – Documentos, documentos, leve documentos 

Viajar de carro com seu cachorro não é só colocá-lo no veículo. A Legislação Brasileira exige o ciclo de vacinação múltipla e o controle anual da vacina antirrábica. Assim, tenha em mãos a carteira de vacinação do seu cão, pois você pode ser parado numa blitz e ter a documentação exigida pelas autoridades. 

6 – Plaquinha de Identificação 

Quem nunca leu/ouviu alguma história sobre cães desaparecidos em viagens? Nesses casos, quase sempre há um fator comum: a falta da plaquinha de identificação.

Item obrigatório em toda e qualquer situação, ela dá segurança extra na hora de viajar com seu cachorro. Os modelos são vários e você deve estar atento à visibilidade das informações (nome e contatos).

Agora, é só colocar os pés – e as patas – na estrada e aproveitar ao máximo cada instante. Vale muito, muito a pena! 

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar