Se não bastassem diversos casos de produtos humanos “piratas”, ao que parece, essa prática de falsificar agora também faz parte do mercado pet. Recentemente, temos acompanhado diversos relatos de pessoas que estão adquirindo medicamentos e antipulgas para cães e gatos em locais não especializados e tendo problemas por conta disso.
As reclamações vão desde notarem uma certa estranheza para com a apresentação física do produto (diferente do habitual) até casos graves de reações adversas e óbito.
Como funcionam os antipulgas orais?
Considerados fáceis de administrar e mais agradáveis para os pets (por comumente terem um sabor bastante agradável), os antipulgas orais são os mais atingidos nesta questão da falsificação e por isso é tão importante entendermos como eles agem no organismo dos nossos animais.
Ao ingerir o comprimido, seja o Nexgard, Simparic, Bravecto ou Comfortis, por exemplo, a substância é absorvida rapidamente pelo sistema digestivo, metabolizada e passa a ser distribuída na corrente sanguínea por 30 a 90 dias consecutivos, dependendo do antiparasitário escolhido.
Esses produtos, que agem no sistema nervoso de insetos e ácaros, iniciam a ação quando o parasita pica o pet e entra em contato com a substância, que causa sua morte.
Quando feitos em laboratórios idôneos como os fabricantes dos produtos citados acima, eles são seguros para o uso em cães.
Compre apenas em lojas confiáveis!
Como todo pai e mãe de pet sabe, proteger os animais contra parasitas internos e externos é fundamental para que eles se mantenham saudáveis durante toda a vida. Porém, ao comprar esses antiparasitários em sites e marketplaces que não tenham vínculos com um pet shop, por exemplo, podemos colocar em risco a saúde dos peludos.
Não temos como saber de que forma um antipulgas falsificado foi fabricado e quais as substâncias realmente contidas nele. Com isso, seu uso passa não somente a ser um problema por não proteger contra os parasitas, mas também pelo fato de estarmos dando ao pet algo que não confere a mesma segurança dos laboratórios, que realizam diversos estudos, durante anos, antes de liberarem seus produtos para a comercialização.
Aqui na Petlove, todos os nossos produtos são diretamente negociados com os nossos parceiros da indústria, os fornecedores oficiais de cada uma das marcas. Além disso, em nossos centros de distribuição, respeitamos todas as normas de armazenamento dos medicamentos e contamos com um controle rígido em nosso time comercial para a escolha de tudo o que oferecemos em nosso e-commerce e lojas parceiras.
A gente sabe que, muitas vezes, descontos imperdíveis saltam aos olhos dos clientes, mas lembre-se que trata-se da saúde e bem-estar do seu pet e que muitas vezes, o que pode parecer uma boa oportunidade pode custar ainda mais caro. Na dúvida, consulte um médico-veterinário de sua confiança.