Muitos gatos gostam de mastigar e/ ou ingerir plantas como gramas e algumas hortaliças. Mas, diferentemente do que muita gente pensa, eles não comem para provocar o vômito, mas porque as plantas fazem parte da natureza, e ingeri-las, faz parte do seu instinto natural.
O hábito de comer plantas está programado no DNA felino, e mesmo morando em apartamentos sem acesso a qualquer vegetação, muitos deles carregam esse instinto.
A ingestão de plantas também auxilia na eliminação de bolas de pelo que costumam se acumular no estômago e intestino dos gatos. E esse acúmulo excessivo não é saudável para os gatos, assim como vomitar bola de pelos não é normal.
Se o seu gato está vomitando bolas de pelo, algo está errado e isso deve ser investigado. Excesso de lambedura, falta de escovação, estresse, problemas de saúde ou com a dieta do gatinho podem ser algumas causas para esses vômitos. Se seu pet está vomitando bolas de pelo, o ideal é consultar um médico veterinário especializado em felinos.
Voltando à ingestão de plantas, ela também é considerada uma forma de enriquecimento ambiental sensorial e alimentar. Ou seja, mesmo não estando mais em vida livre, o gatinho vai buscar fazer coisas que ele faria naturalmente na natureza, como caçar, subir nas coisas, e cheirar, mastigar e também ingerir algumas plantinhas.
Quais plantas os gatos podem comer?
As hortaliças em geral como salsa, alface, agrião, rúcula, coentro, couve podem ser oferecidas para o seu bichano. Os meus gatos aqui de casa amam o agrião baby (aquele bem pequeno) e a couve. Essas plantas são seguras e indicadas para o gato interagir, mastigar e até comer. Ofereça essas plantinhas para ele e veja se ele se interessa.
Você também pode criar um jardim para o seu gatinho, e nele é seguro plantar:
- Milho de pipoca
- Hortelã
- Alecrim
- Tomilho
- Erva cidreira
- Manjericão
- Alpiste
- Catnip
- Valeriana
- Camomila
E quais plantas os gatos não podem comer?
Infelizmente, algumas plantas podem ser extremamente tóxicas para os gatos, levando a quadros de vômitos, diarreia e até óbito. Esse grau de intoxicação vai depender do tipo de planta ingerida, quantidade e também do organismo do gato, que pode ser mais sensível ou não.
Para que não aconteça nenhum acidente, é melhor evitarmos o contato dos gatos com essas plantas, né, gente?
A seguir, veja quais plantas os gatos não podem comer:
- Lírios (qualquer tipo)
- Comigo-ninguém-pode (o nome dela já diz tudo!)
- Copo-de-leite
- Antúrio
- Costela-de-adão
- Espada de São Jorge
- Hortênsia
- Coroa de cristo
- Dama da noite (eu amo o cheiro dessa)
- Tulipa
- Trevo etc.
E qual planta é segura para meu gato?
Segundo a ASPCA (Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade com os Animais), algumas espécies de plantas são consideradas seguras para os gatos, porém, não são indicadas para ingestão. Caso ocorra acidentalmente, o gato deve ser acompanhado por um médico veterinário.
- Samambaia
- Orquídea
- Suculenta
- Begônia
- Clorofito
- Peperomia
- Girassol
Existem inúmeras espécies de plantas tóxicas e não tóxicas para os gatos. Caso você tenha alguma plantinha que não tenha sido citada aqui, eu recomendo consultar a página da ASPCA no link abaixo:
https://www.aspca.org/pet-care/animal-poison-control/cats-plant-list
Agora que você sabe porque os gatos comem plantas e a importância delas para o bem-estar dos felinos, mas também dos perigos que elas podem trazer, tenho certeza que vai se sentir mais seguro na hora de montar o seu jardim ou comprar alguma plantinha nova para a casa.