Atenção, petlovers que adoram visitar o litoral sul de São Paulo com seus pets: o Município de Santos liberou a presença de cães na praia!
Esta que é uma das cidades mais antigas do País, é também a primeira do Estado a permitir que os tutores levem seus cachorros para curtirem um passeio em frente ao mar e até molhar as patinhas, desde que, claro, esteja tudo ok com a vacinação e a vermifugação do pet e ele esteja devidamente equipado com uma guia ou coleira.
Importante ressaltar que a Lei vale somente para as praias santistas, já que as demais opções da Baixada, como as praias do Guarujá, por exemplo, continuam proibindo a presença de animais e multando quem descumprir a orientação de levar o pet para a areia ou para o mar.
Se quer levar o cachorro para a praia, lembre-se…
Nunca é demais reforçar que apesar de amar ser convidado para um passeio, o seu cachorro pode acabar não curtindo muito uma volta na praia. Temperatura alta, barulho, aglomeração e a presença de outros pets podem colocar o bem-estar do seu peludinho em risco.
Portanto, siga essas dicas, caso queira aproveitar uma programação litorânea com o seu peludinho:
- Escolha o comecinho da manhã ou o final da tarde para evitar o sol muito quente
- Passe protetor solar no pet e mantenha-o hidratado
- Se o seu cão tem o focinho curto, nada de praia. Dê uma voltinha no quarteirão com ele
- Não esqueça da coleira e da guia
- Faça passeios curtos e, caso perceba qualquer desconforto do pet, antecipe a volta pra casa
- Recolha toda a sujeira que o seu filho de quatro patas fizer
E se você está preparando as malas para viajar com o seu pet pelo Brasil, verifique se as praias do destino escolhido permitem a circulação de animais. Em algumas praias de cidades como Natal e Rio de Janeiro, por exemplo, é permitida a presença dos peludinhos.
Outra dica é pesquisar sobre as hospedagens e estabelecimentos pet friendly para curtir bons momentos com o seu cachorro e toda a família. Caso não seja possível levar o peludinho a bordo, deixe o seu filho de quatro patas recebendo os cuidados e carinhos dos heróis da DogHero, Assinantes Petlove têm desconto especial!
Dirofilariose/ verme do coração
Vai levar seu pet para a região litorânea? Nas praias, a incidência da dirofilariose, o “verme do coração”, é muito maior, por isso, é indicado conversar com o médico-veterinário que acompanha seu pet sobre como evitar que ele contraia a doença.
Outros pontos a considerar
Você sabe por que muitos lugares não permitem que os pets frequentem as praias? Por conta da falta de higiene e de controle de zoonoses. Muitas pessoas sequer recolhem o próprio lixo nas praias, quem dirá as fezes dos cães. Com isso, se o pet não estiver devidamente vermifugado, ele pode aumentar a ocorrência de doenças em outros animais e em humanos, como o “bicho geográfico”, por exemplo.