O açaí é uma fruta muito popular no Brasil, e principalmente na região Norte. Esse alimento é rico em benefícios (a lista é grande, viu?), mas isso para nós humanos, já que quando falamos em oferecer algo diferente para o pet, temos que nos atentar antes se não faz mal ou se é tóxico. Veja aqui se cachorro pode comer açaí!
Cachorro pode comer açaí?
Não, cachorro não pode comer açaí! A fruta tem em sua composição uma substância tóxica aos pets, chamada teobromina. Essa mesma substância está presente no cacau e nos chocolates, que cachorros e gatos também não podem comer!
“A teobromina é um estimulante do sistema nervoso e os pets possuem maior sensibilidade aos efeitos dela no organismo. Essa substância é de difícil metabolização”, explica Marina Rodrigues, médica-veterinária do time de Pet Experience (PX) da Petlove.
Entre alguns dos sinais de intoxicação pela teobromina, temos:
- Aumento da frequência cardíaca;
- Dificuldade respiratória;
- Incoordenação motora;
- Vômito;
- Diarreia;
- Agitação;
- Aumento do volume urinário.
Caso seu cachorro tenha ingerido açaí, se atente às reações dele e leve-o imediatamente ao médico-veterinário, que prestará o atendimento correto para ajudar seu pet.
Mas afinal, qual a quantidade de açaí capaz de intoxicar um cachorro? A médica-veterinária explica que, segundo estudos, a quantidade pode variar de acordo com o porte do animal, mas não devemos arriscar, né?
Alternativas de petiscos para cachorro
Para quem deseja dar uma fruta que não faça mal ou intoxique seu cachorro, Marina sugere alternativas: “temos uma lista extensa de frutas que podem ser oferecidas como petisco, como, por exemplo: a banana, maçã sem sementes, melão, manga, pêra, entre outras”.
Além de frutas permitidas para cachorro, aqui na Petlove você encontra opções de petiscos de sabor de açaí. Assim, seu peludo saboreia o sabor dessa fruta, mas de maneira segura e saudável.
Gostou de saber sobre se cachorro pode comer açaí? Então descubra muito mais sobre nutrição de cães em nosso blog!