Circuito Pet

Cachorro pode comer maracujá?

Muito conhecida por ser uma fruta que ajuda a acalmar, o maracujá está muito presente no nosso País, principalmente por, além de ser um calmante natural, ser recheado de benefícios para os humanos. Será que os pets também podem desfrutar deste alimento? Cachorro pode comer maracujá? Descubra aqui!

Cachorro pode comer maracujá?

Sim, cachorro pode comer maracujá! Porém, sem cometer excessos e prestando atenção em algumas ressalvas que existem. 

Marina Rodrigues, médica-veterinária do time de Pet Experience (PX) da Petlove, explica que para dar maracujá para cachorro (como forma de agrado), devemos retirar todas as sementes, pois nelas há um composto chamado cianeto, que é tóxico aos pets quando ingerido em grandes quantidades.

“A parte que pode ser oferecida é a polpa, sem sementes. Podemos congelar essa polpa e fornecê-la em dias quentes”, indica Marina. 

Na hora de preparar a quantidade do maracujá para o cachorro, a médica-veterinária orienta que devemos sempre considerar o peso do pet. “Como o maracujá será apenas um agrado, temos que ter bom senso na quantidade, que deve ser apenas uma pequena porção para matar a vontade do peludo”, explica. 

Benefícios do maracujá para cachorro

Diferentemente de nós humanos, pelo fato dos cachorros só poderem consumir o maracujá como um pequeno petisco eventualmente, as vitaminas da fruta não terão um grande impacto sobre seu organismo. 

Perigos do maracujá para cachorro

 

O maracujá pode oferecer grandes riscos caso seja oferecido em grandes quantidades para o seu pet. Caso ele coma as sementes, pode apresentar intoxicação pelo cianeto, e entre os sinais de que isso ocorreu, estão: letargia, vômito, diarreia, convulsões e até morte.

Caso seu cachorro apresente algum comportamento estranho após ingerir maracujá, leve-o para um médico-veterinário, pois somente esse profissional saberá quais os procedimentos corretos realizar nessa situação. 

Maracujá serve de calmante para cachorro?

O maracujá pode dar efeito calmante para os cachorros, mas não há como mensurar ou avaliar esse efeito. “O que dá esse efeito calmante do maracujá está na maior parte em suas folhas, que contêm uma substância chamada flavonóide”, conta Marina. 

Entretanto, a médica-veterinária não indica oferecer a folha do maracujá para o pet, já que para isso é necessário realizar um preparo: “o que se pode fazer é optar por dar petiscos e suplementos a base de maracujá, porque seu preparo tem um processamento para virar petisco”.

Aqui na Petlove você encontra diversos petiscos com maracujá em sua composição. Acesse e confira! Quer saber mais sobre nutrição canina? Acesse nosso blog e fique por dentro de tudo!

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar