Um corpo encontrado em estágio avançado de decomposição em uma área alagada às margens de uma estrada vicinal, que dá acesso a Comunidade Linha do Barroso, em Juína (735 km de Cuiabá), foi identificado como Rogério Diego dos Santos, 28. Ele era artista e se apresentava como drag queen na cidade, com a persona de Julya Madson.
As informações são do site Juína News, que na madrugada de sábado (13) divulgou que o corpo foi encontrado caído no local por testemunhas. Foi necessária a ajuda do Corpo de Bombeiros para a retirada da vítima da área do brejo.
Consta que a morte pode ter ocorrido entre 3 ou 4 dias e que o corpo foi apenas deixado na localidade. Após ser recolhido pelos bombeiros, o cadáver foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), sendo reconhecido pela família na manhã de sábado.
Polícia Civil da cidade já abriu um inquérito para investigar a motivação da morte e ao que tudo indica, Rogério foi morto a facadas. O caso está em andamento.
Arte e militância
Rogério Diego atuou na Casa da Cultura de Juína durante a última gestão da Prefeitura Municipal. Nas redes sociais, era bastante ativo e fazia da rede uma janela para debates políticos em prol da causa LGBTQIA+ e da cultura e direitos da população negra.
Ainda como Julya Madson, sua drag, também pisava no palco para cantar, dançar e levar humor por onde passava. Dizia que para ser artista bastava um palco “Cantar é minha vida, mas resumidamente faço muito humor, alias meu dia-a-dia é humor!”, dizia ele na sua rede social.
Amigos já lamentam a partida. “Não consigo acreditar que fizeram isso com você, uma pessoa tão incrível, que venceu tantos obstáculos para chegar aonde chegou… Realmente, a maldade do ser humano é abominável. Descanse em paz”, disse um deles.
Nota de Pesar
A juventude do Partido dos Trabalhadores (PT) de Juína divulgou uma nota lamentando o assassinato de Julya, que era "jovem artistia, negra, LGBT, que encantava o mundo com sua arte". Leia baixo a nota na íntegra.
"A Secretaria Estadual da Juventude do PT (JPT-MT) e a Juventude do PT do Município de Juina (JPT-Juina), lamenta profundamente o falecimento da companheira Julya Madsan. Na manhã de 13 de novembro de 2021, recebemos com grande tristeza a notícia do falecimento da companheira Julya Madsan. Jovem artista, negra, LGBT, que encantava o mundo com sua arte. Nesse momento de imenso pesar, nós externamos os nossos sentimentos de solidariedade com a família e amigos da nossa estimada companheira.
Descanse em paz!
Julya Madsan, presente!"