Se você está aqui, provavelmente pretende adotar um roedor. Porém, ainda está em dúvida entre um hamster ou porquinho da índia. Independentemente da sua escolha, saiba que ambos são bastante carinhosos e adoram interagir com as pessoas.
A princípio, precisamos fazer aquele papel “chato” e te alertar que é necessário pensar em vários pontos antes de adotar um animal de estimação. Seja um porquinho da india ou hamster, o seu futuro pet vai precisar de uma série de cuidados. Mas calma que já vamos te explicar.
Qual a diferença entre hamster e porquinho da índia?
A principal diferença entre hamster e porquinho da índia é o tempo de vida de cada um. Enquanto o hamster vive, em média, três anos, o porquinho pode chegar até os oito anos de idade.
Além disso, outra distinção bem aparente é o tamanho. Por mais que o porquinho da índia seja relativamente pequeno, ele ainda é bem maior que o hamster.
Hamster ou porquinho da índia: alimentação
A alimentação do hamster é parecida com a do porquinho. Ambas são à base de ração e algumas frutas, verduras e legumes podem ser incluídos. Porém, a grande diferença é que os porquinhos da índia são herbívoros. Ou seja, eles não precisam de proteína animal, diferentemente dos hamsters.
Inclusive, é por essa razão que porquinho da índia não pode comer ração de hamster.
Hamster vs porquinho da índia: cuidados no dia a dia
Os cuidados também são quase iguais: ambos precisam de um espaço (gaiola ou cercado) bem limpinho e espaçoso, comida e água à vontade e boas doses de liberdade diariamente. Por mais que consigam se exercitar sozinhos com brinquedos, é importante deixá-los livres em alguns momentos do dia.
Já sobre o temperamento, o porquinho da índia costuma ser um pouco mais apegado aos seus humanos. Isso não quer dizer que os hamsters sejam totalmente independentes, muito pelo contrário. Afinal, esses ratinhos adoram interagir e receber um carinho.
Além disso, em relação à higiene, tanto o hamster quanto o porquinho podem tomar banho, mas com pouca frequência e seguindo as orientações de um médico veterinário. A princípio, uma ducha a cada três ou quatro meses é o suficiente, já que eles fazem a própria higienização. Tome cuidado com o estresse. O ideal é que faça isso em caso, com produtos adequados para as espécies.
Qual é o mais saudável?
Tanto o hamster quanto o porquinho da índia são pets muito saudáveis. Dessa forma, dificilmente você terá que lidar com problemas de saúde, a menos que não siga os cuidados básicos.
Ainda assim, ambos têm predisposição a dois problemas: a obesidade e o crescimento excessivo dos dentes.
Felizmente, tudo pode ser prevenido com uma boa dieta e brinquedos para que eles possam realizar o desgaste mecânico dos dentes.
Considerações finais…
Percebeu o quanto hamsters e porquinhos da índia são parecidos? Eles são ótimas opções para quem quer aumentar a família com um pet que não ocupe espaço e dê menos trabalho que os convencionais (cães e gatos).
Portanto, nosso conselho é: se apegue às diferenças! Prefere um pet pequenininho? Escolha o hamster. Agora, caso queira ter um animal de estimação um pouco maior e que viva mais, adote um porquinho da índia!
E aí, te ajudamos a escolher? Deixe seu comentário e nos diga qual pet adotou, se foi um hamster ou porquinho da índia. E para mais conteúdos sobre esses roedores, visite o Blog da Petlove!