O macarrão é um alimento de origens incertas, mas bem antigas. Chegou ao Brasil no século XIX, trazido pelos imigrantes italianos, e hoje em dia sabemos bem como a massa é popular por aqui, sendo uma comida super presente na mesa brasileira. Naquele almoço de domingo, você já quis dar um pouco da refeição para seu pet, mas pensou: cachorro pode comer macarrão? Pois bem, vamos te responder isso aqui!
Para os humanos, o macarrão, por ser rico em carboidratos, fornece bastante energia. Mas e para os cachorros, também é uma alimentação positiva? Antes de tudo, devemos lembrar que cachorros são carnívoros em transição, e em alguns momentos podem saborear alguns alimentos que nós consumimos, porém, a proteína animal sempre será a principal necessidade nutricional dos peludos.
Cachorro pode comer macarrão?
Cachorro até pode comer macarrão, mas não é algo saudável e nem recomendado. A massa não é tóxica para os pets, mas por ser rica em carboidratos e pobre em proteínas, vitaminas e minerais, ela acaba não sendo uma boa opção de comida ou petisco para os cãezinhos.
De acordo com a médica veterinária do time de Pet Experience (PX) da Petlove, Marina Rodrigues, caso você esteja pensando em utilizar a massa como ingrediente na dieta caseira do seu pet, ela sugere que repense sobre isso. “Um médico veterinário dificilmente incluirá o macarrão na dieta do cachorro, visto que temos outras fontes de carboidratos mais saudáveis, como a mandioquinha, batata-doce e até mesmo o arroz, que é o mais usual”, conta.
Riscos do macarrão para cachorro
É bem provável que na hora que você se alimenta do macarrão, seu filho de quatro patas esteja com cara de pidão, só esperando que você dê um pouquinho para ele, porém, é melhor não, já que a massa que consumimos tem preparos que podem ser prejudiciais aos pets, como, por exemplo, os molhos e temperos.
“O molho branco que envolve creme de leite e queijo na composição ou o molho de tomate que é mais ácido, podem gerar quadros de alergia e alterações gastrointestinais, como úlceras e diarreia”, explica a médica veterinária.
Pode oferecer macarrão sem tempero para o cachorro?
Para aqueles cachorrinhos que insistem muito, a médica veterinária diz que não há problema em dar um pouquinho de macarrão para matar a vontade. “Você pode oferecer o macarrão sem tempero e cozido, mas sem criar o hábito de fornecê-lo ao cão. Temos outros petiscos mais saudáveis e com comprovação de serem seguros para eles”, diz.
Malefícios do macarrão para cachorro
Se o cachorro consumir o macarrão em grandes quantidades e com frequência, devido a sua grande porção de carboidratos, a massa pode levar à obesidade, e com isso, surgem as complicações articulares, cardíacas e endócrinas.
Caso seu pet coma muito macarrão no mesmo dia, ele pode acabar tendo uma desordem intestinal, como vômito e diarreia, diz Marina, que acrescenta: “dependendo do ingrediente incluído no preparo, como, por exemplo, alho e cebola, também podem haver alterações mais severas, como coceiras, mudança nos padrões de frequência cardíaca e respiratória”. Nesses casos, leve seu cachorro imediatamente para o médico veterinário.
Pense muito bem antes de querer oferecer macarrão para o seu cachorrinho. Veja mais dicas de nutrição para cachorros aqui em nosso blog!