Nem todos os heróis usam capa. Em alguns casos, eles têm quatro patas e uma disposição enorme em nos ajudar! Nesta semana, um museu de Nova York montou uma exposição para homenagear os cachorros que fizeram parte dos trabalhos de busca e salvamento no atentado de 11 de setembro, nos Estados Unidos.
A tragédia aconteceu em 2001 e mais de 2700 pessoas faleceram quando o grupo terrorista Al Qaeda jogou dois aviões contra o World Trade Center, as famosas Torres Gêmeas. Felizmente, graças às equipes militares, que chegaram em menos de 15 minutos no local, foram encontrados alguns sobreviventes em meio aos escombros.
Chamada de “9/11 Remembered: Search & Rescue Dogs” (traduzindo em português, “Lembrando o 11 de setembro: cães de busca e resgate”), a mostra foi feita não só para homenagear os cães que ajudaram em 2001, mas todos os cachorros de busca e salvamento do Mundo!
Entre os heróis caninos homenageados estão: Trakr, um Pastor Alemão que vasculhou os destroços por dois dias, depois desmaiou devido à inalação de fumaça, e Riley, um Golden Retriever que ajudou a localizar os corpos de vários bombeiros.
Apesar de não terem encontrado nenhum sobrevivente no local, segundo informações do Departamento de Polícia de Nova York, a dedicação dos cães é vista como uma inspiração no País. Agora, todo esse esforço está sendo homenageado no Museu do Cachorro do American Kennel Club.