Circuito Pet

Como lidar com cachorro que come muito rápido

Uma reclamação comum entre os tutores é o fato dos seus cães comerem em segundos. O pior é que a consequência de comer rápido pode ser uma fome infinita. Tudo isso pode facilitar aquela cara de pidão, que encontra uma culpa humana e resulta em comidas passadas por baixo da mesa. Obesidade pode ser a próxima estação desse trem descarrilhado.

Como eu não posso garantir que você não irá dar comida errada para cachorro (aquela borda de pizza, o miolo do pão, aquele queijinho pela manhã…), vamos trabalhar em uma situação anterior: o fato do cachorro comer rápido demais.

 

Os cachorros tomaram o lugar dos filhos humanos. Por isso, passaram, cada vez mais, a serem tratados como um membro da família. Esse movimento tem muitos pontos positivos. Todavia, um detalhe de suma importância vem sendo deixado de lado: o comportamento natural dos cães.

Se voltarmos uns 25 mil anos no processo de domesticação dos cães, não iremos encontrar potinho de comida, muito menos ração. Naquela época, os cães deveriam caçar ou utilizar seu olfato para encontrar comida, mesmo que fosse no lixo deixado pelos humanos.

Oferecer, então, comida em um potinho fofinho, semelhante ao que comemos, um prato, é absolutamente artificial para o cão. O que pode, inclusive, facilitar que ele coma mais e mais rápido.

Enquanto nós comemos (e o cão também), alguns hormônios de saciedade vão sendo liberados. Por isso, quanto mais devagar comemos e mais deglutimos o alimento, mais a sensação de estômago preenchido. Mas se comermos muito rápido, a chance de sair da mesa com fome é maior.

Quer fazer um teste?

Passe a oferecer o alimento do seu cachorro em um comedouro lento. Sabe esses potes com “obstáculos”? Pode ser também um brinquedo recheável, para colocar a comida dentro. Ofereça apenas um dia esse tipo de dispositivo para o seu cão, cronometre o tempo que ele vai levar para comer e veja a quantidade que ele vai ingerir. No dia seguinte, ofereça a alimentação no pote, como de costume, cronometre o tempo e observe a quantidade que ele comerá.

Qual a melhor forma para fazer o cachorro comer devagar?

Está na moda usar comedouros lentos para fazer o cachorro comer mais devagar. Mas há um detalhe que faz toda diferença nessa história. Se dermos um mesmo comedouro todos os dias para o cachorro, por mais que seja “difícil” no começo, ao passar dos dias, deixa de ser um desafio. É como se fosse uma conta de divisão. A primeira vez que fazemos, pode parecer muito difícil, mas à medida que vamos repetindo a mesma equação, vai se tornando mais fácil e rápida para resolver. 

Para fazer com que o cachorro coma mais devagar não basta dar todo dia um comedouro lento. O importante é dar desafios variados, sendo um para cada dia da semana. Só assim teremos novidade e algo diferente para incentivar a cognição do animal.

Aqui vão algumas sugestões:

O ideal é montar uma tabela com os dias da semana e preencher com tipos de dispositivos alimentares. Tem os que você compra pronto, que facilitam, e muito, a vida. Mas há a possibilidade de fazer em casa com material reciclável. O mais importante de tudo é sempre supervisionar o cachorro para que não haja acidentes.

E aí, bora desafiar os nossos pets a comerem mais devagar, propiciando os comportamentos naturais da espécie?!

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar