Circuito Pet

Por que devo vermifugar meu pet? Veja!

Todo médico veterinário fala que os antipulgas e vermífugos são extremamente importantes para manter a saúde de cães e gatos em dia. Mas, ainda assim, muitos se perguntam: “Por que devo vermifugar meu pet?

Embora a maioria dos tutores já tenha ouvido falar sobre vermífugo para cães e gatos, poucos sabem de fato para que ele serve. A importância de vermifugar um pet está diretamente ligada à prevenção de problemas causados por vermes.

Como a gente explicou nesta outra matéria, os pets precisam ser vermifugados logo no começo da vida. Mas para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, conversamos com o Lucas Hashimoto, médico veterinário do time de PX (Pet Experience) da Petlove!

O que é vermífugo?

 

Basicamente, os vermífugos são produtos indicados por médicos veterinários para prevenir e tratar verminoses que podem causar sérios problemas à saúde de cães e gatos durante toda a vida.

Leia também: Tipos de vermífugos para cães e gatos

Por que devo vermifugar meu pet?

Conforme explica o médico veterinário da Petlove, vermifugar cães e gatos é uma forma de prevenir que o pet sofra com problemas de saúde provocados por vermes como a Dirofilaria immitis, Toxocara canis e Giardia sp.

“Os vermes intestinais podem causar problemas como desnutrição, anemia, deficiências de vitaminas e minerais, apatia, vômito, diarreia e, em casos extremos, podem provocar obstruções intestinais e até o óbito do pet”, explicou.

Além disso, Lucas explica que a vermifugação também é uma questão de saúde pública, pois ajuda na prevenção da contaminação de outros animais e até mesmo do próprio ser humano.

Quando devo vermifugar meu pet?

O mais rápido possível! O ideal, segundo Lucas Hashimoto, é começar a vermifugação o quanto antes, inclusive já tratando a mãe do pet durante a gestação.

“Após o nascimento, os filhotes já podem ser vermifugados entre a segunda e a terceira semana de vida. Os protocolos variam, mas recomenda-se que o tratamento seja repetido a cada duas semanas até a oitava semana, e então mensalmente até os seis meses de vida para eliminar infecções patentes ou caso os pequenos residam em locais de alta infestação ambiental”, disse.

Vale destacar que os filhotes são os que mais sofrem com a verminoses, já que eles são mais sensíveis e, por isso, tendem a ficar mais debilitados. Dessa forma, sintomas como a diarreia, por exemplo, podem causar desidratação em muito pouco tempo, devido à alta perda de líquido nas fezes.

Gato no colo de uma médica veterinária

Quantas vezes devo vermifugar meu cachorro ou gato?

Agora que você já sabe que é fundamental vermifugar tanto cães quanto gatos, é normal que surja a dúvida “Com que frequência devo vermifugar meu pet?” De acordo com o médico veterinário, o recomendado é que a segunda dose seja dada de 15 a 21 dias após a primeira, mesmo que o vermífugo seja de “dose única”.

“Os vermes possuem ciclos diferentes, e para conseguirmos livrar nossos pets de uma vez, é fundamental que essa repetição seja seguida. Se o pet tem contato com outros bichos, passeia na rua e/ ou frequenta o pet shop, é indicado que a vermifugação seja feita a cada três ou quatro meses”, explicou.

“Caso não queira dar essa medicação com tanta frequência, peça ao seu médico veterinário que solicite um exame coproparasitológico (exame de fezes). Se der negativo, não precisa fazer nada, mas se der positivo, é preciso administrar o vermífugo indicado pelo profissional”, finalizou Lucas.

Agora que você já sabe porquê deve vermifugar o seu pet, temos algumas opções de vermífugos tanto para cães quanto para gatos disponíveis em nosso petshop online! E se você é Assinante da Petlove, tem 10% de desconto em qualquer produto do site!

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar