Circuito Pet

Cachorros sofrem luto com a perda de alguém ou outro pet?

A única certeza que temos na vida é que todos os seres vivos (sem exceção) vão morrer. Mas nem por isso lidamos com o assunto de forma fria – muito pelo contrário! Alguns pais se questionam se os cães sentem a morte de uma pessoa ou de outro pet. A verdade é que esse não é um sentimento particular dos humanos, dado que eles também sofrem com a perda de alguém muito querido. Isso mesmo, os cachorros sofrem luto!

Os cachorros também sofrem luto!

Definitivamente, nós não somos os únicos animais que sofrem luto. Os cachorros são muito sensíveis e capazes de construir laços afetivos poderosos com humanos e outros cães. Então, a morte de seu pai humano ou companheiro canino pode abalar a estrutura emocional, assim como acontece com a gente. Aliás, existem relatos de cães que acabam indo a óbito devido à angústia por perder alguém tão próximo.

Como saber se um cachorro está de luto?

Mudanças comportamentais é o sinal mais claro de que um cachorro está de luto. Falta de interação social, perda de apetite, fazer as necessidades no local errado, agressividade, estresse, ansiedade, entre outros são alguns dos sinais de “luto canino”. Alguns pets, quando perdem um companheiro, se aproximam ainda mais de seus humanos durante esse período. Por isso, é fundamental ter compreensão e conhecer o temperamento do pet.

Vale destacar que caso o pai humano note uma mudança de comportamento radical, é fundamental buscar ajuda de um médico veterinário de confiança, para que o sentimento não ocasione problemas de saúde.

Como ajudar um cachorro que está de luto?

Você já deve ter percebido que o luto canino é muito parecido com o nosso. Então, a melhor forma de confortar o pet é dando muito carinho e atenção para ele, da mesma forma que consolaria um amigo próximo se perdesse um ente querido. Quanto mais o pai humano estiver presente, mais o cão vai se sentir confortável.

Além disso, nesse momento de total tristeza, é válido distrair a atenção do cachorro com coisas que ele adora, como passeios, brincadeiras, petiscos entre outros. Mas, lembre-se: não é recomendado mudar a rotina do pet drasticamente, pois isso pode causar um desequilíbrio emocional ainda maior. Procurar um médico veterinário também é de extrema importância na maioria dos casos.

O luto é um processo bastante dolorido e cada cachorro tem sua reação. Portanto, é preciso ter muita atenção, paciência e carinho para que o sentimento ruim passe e ele possa seguir em frente.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar