Representando a cultura mato-grossense e o Brasil, o grupo Flor Ribeirinha venceu nesta quarta-feira (30), o 26º Festival Internacional de Dança 'Folk Harbor', em Gorzów Wlkp, na Polônia.
O grupo apresentou o tradicional folclore regional do Siriri e o Boi Bumbá, danças que mostram a força da nossa cultura.
A equipe de dançarinos a convite da Federação de Festivais Internacionais de Dança (Fidaf), competiu com outros nove grupos, e merecidamente ganhou os títulos de primeiro lugar no júri técnico e primeiro lugar do prêmio 'favorito do público'.
A competição regulamenta que as equipes participassem do festival por meio de vídeos gravados, por conta das restrições impostas pela pandemia.
O concurso foi realizado no período de 26 a 30 de junho, de forma híbrida, com a apresentação in loco, e por meio de vídeos. As coreografias foram transmitidas por meio dos canais de mídia do próprio festival.
E conforme foram solicitados pelos organizadores, um vídeo foi produzido, com gravações do grupo Flor Ribeirinha, reunindo registro entre 2018 e 2021, com os melhores momentos do espetáculo 'Mato Grosso Dançando o Brasil'.Com o mesmo espetáculo, a equipe venceu, em 2017, o Festival Mundial de Folclore realizado na Turquia.
A equipe que se apresentou em muitos estados brasileiros e em vários países, completa 28 anos de existência neste mês e já foi presentados com esse grande reconhecimento da cultura popular.
A presidente e fundadora do Flor Ribeirinha, Domingas Leonor, Mestra da Cultura de Mato Grosso, destaca com muito orgulho a conquista de mais um prêmio internacional.
“É a consagração de um trabalho árduo na preservação da nossa cultura, mesmo diante das dificuldades “, disse ela emocionada.
O prêmio é um marco para o Flor Ribeirinha e representa um marco para a cultura de Mato Grosso", destacou Aviner coreografo do grupo.
O prefeito Emanuel Pinheiro parabenizou o Flor Ribeirinha pela conquista, “Quero parabenizar a todos do Flor Ribeirinha, em nome daquela que sempre lutou e luta para levar nossa cultura para todos os cantos do Brasil e do mundo, dona Domingas Leonor. Que vocês possam continuar esse caminho de valorização da cultura cuiabana, transmitindo esse talento e alegria da nossa gente. Parabéns por mais uma conquista”, disse o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro.