Economia

Biden comemora payroll de maio e se diz ‘extremamente otimista’ com recuperação

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comemorou o resultado do relatório de emprego (payroll) do país, que mostrou criação de 559 mil postos de trabalho em maio. "É uma boa notícia para nossa economia e nosso povo", afirmou, em discurso, poucas horas após a divulgação do indicador.

O democrata se disse "extremamente otimista" em relação à recuperação da maior economia do planeta, mas admitiu que podem haver "obstáculos" ao longo do processo de retomada.

Ele citou a projeção da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de que o Produto Interno Bruto (PIB) americano crescerá 6,9% este ano. "Sinais de progressos no mercado de trabalho são evidentes", comentou.

O presidente comparou a situação atual nos EUA com a do período em que seu antecessor, Donald Trump, estava na Casa Branca. De acordo com ele, a atividade industrial chegou em maio ao nível mais forte em mais de 15 anos.

Biden atribuiu o movimento ao avanço da vacinação contra o coronavírus e ao pacote fiscal de US$ 1,9 trilhão aprovado em março. Ele alegou que nunca foram criados tantos empregos no início de um governo como no dele.

O líder americano acrescentou que, nas próximas semanas, o governo vai tomar ações adicionais para lidar com os gargalos na cadeia produtiva, como a escassez de chips.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26