Com a pandemia causada pela COVID-19, ficamos com acesso restrito às ruas e por consequência estamos passando mais tempo com nossos cachorros dentro de casa. Para quem mora em apartamento, a dificuldade em manter o cachorro ativo é ainda maior, mas você vai ver que com atitudes simples dá pra manter o pet exercitado física e mentalmente.
Vamos começar falando da dica mais trivial: a bolinha ou ossinho para brincar de pegar, que todo cachorro ama e é diversão garantida. Mas, atenção, não vale improvisar qualquer bolinha, pois dependendo do material, ela pode ferir a boca do pet ou até mesmo se desfazer em pedacinhos que vão parar direto no estômago dele. Para essa brincadeira ser segura, escolha opções como a Bola Luminosa Pawise, o par de bolas de tênis Chuckit ou a bola macaquinho da Pet Games, que te dá a opção de colocar petisco ou ração e incrementar a diversão.
Brincar de esconder a ração ou petisco
Lembre-se que os cachorros são como crianças e as brincadeiras mais simples como pega-pega ou jogo de esconder fazem muito sucesso com eles. Pegue um pouco de ração ou petisco e esconda em lugares diferentes da casa, depois convide o cachorro a farejar e encontrar as recompensas.
Cuidado apenas para não esconder em lugares nos quais o cachorro possa se machucar, afinal, quando o assunto é comida eles costumam não medir muito a força dos seus atos e acabam derrubando ou levando tudo que encontram pela frente. Dá também para contar com brinquedos elaborados para esta finalidade e aumentar um pouco o desafio, o Jogo Interativo da Chalesco, a Redon Dog e o brinquedo interativo da Kong fazem sucesso entre os clientes do nosso petshop online.
Ah, de preferência, escolha um horário que não seja próximo ao de uma refeição do peludinho para não interferir na dieta dele, ok?
Comedouros lentos
Aproveitando que o assunto é alimentação, a nossa próxima dica é utilizar um comedouro lento, que nós somos fãs e gostaríamos que cada casa com pet contasse com este acessório. Além de fazerem os cachorros mais gulosos comerem mais devagar, facilitando a digestão do alimento, os comedouros lentos servem para exercitar mentalmente o pet, fazendo com que ele tenha que “caçar” a comida.
Além disso, os comedouros lentos da Pet Games e Outward Hound, disponíveis no petshop online da Petlove, cuidam da saúde física dos cachorros, diminuindo o risco de engasgos, gastrites, vômitos e “torção gástrica”.
Frisbees
Alguns condomínios permitem que os cachorros brinquem nas áreas sociais, então se você tem um espaço legal aí no prédio para fazer o seu pet gastar energia, o frisbee pode ser uma opção muito divertida!
Cachorros maiores como o Pastor Alemão, Golden Retriever e o Border Collie, ou os menores como o Chihuahua e o Shih tzu costumam passar horas se divertindo com esses objetos voadores. Não esqueça de levar um petisco para recompensar o pet toda vez que ele devolver o objeto para você.
Treinamentos profissionais
Que tal aproveitar que o tempo que você está passando mais em casa para oferecer treinamentos profissionais ao seu cachorro? Se ainda não der para contar com a ajuda presencial por conta do coronavírus, dá pra acompanhar cursos e aulas à distância para você aprender e depois praticar com o seu pet.
Você ainda pode utilizar a experiência de um treinador profissional para melhorar a qualidade de vida do seu cachorro, por exemplo, diminuir o medo ou a ansiedade dele, fazê-lo respeitar melhor as regras da casa, a ter um comportamento menos agressivo etc.
Independentemente de suas escolhas, não deixe de estimular a prática de atividades físicas e mentais em seu pet. Converse com o médico veterinário para verificar qual é a recomendação da carga horária diária que o seu pet precisa.