Você sabe quando um cachorro se torna adulto? Isso depende muito do seu porte físico. Cães pequenos demoram entre nove meses e um ano para sair da infância, enquanto os de médio porte um ano e os grandões até dois anos. Se o seu pet está em um período de transição, isto é, deixando de ser um filhote para se tornar um adulto, saiba que ele passará por algumas mudanças comportamentais.
Resolva os problemas de imediato
Se o filhote não teve uma boa socialização ou passou por algum trauma no início da vida, é provável que ele apresente algum problema comportamental quando atingir a fase adulta. Caso isso aconteça, não considere que ele apenas está com medo ou algo do tipo, é preciso buscar ajuda de um médico veterinário comportamentalista ou de um profissional sério de comportamento para que o problema seja reparada o quanto antes.
Arrume ocupações
Todos os cães, sem exceção, precisam ter algum hobby. Portanto, você deve experimentar diferentes atividades com ele para descobrir qual a sua preferida. Alguns gostam de provas de agilidade, outros preferem atividades de rastreio usando o olfato. A dica também é válida para as brincadeiras.
O ideal é ocupá-lo o máximo de tempo possível de maneira física e cognitiva. Logo, o pai humano deve enriquecer o ambiente em que o pet passa a maior parte do tempo, atendendo todas as necessidades naturais dele e o livrando do maior causador de problemas comportamentais: o tédio!
Adultos ainda são “filhotes”
Cachorros, independentemente da idade, sempre vão se comportar em alguns aspectos como filhotes. Nossos cães, diferentemente de seus antepassados, possuem algo que leva o nome de “neotenia”, ou seja, mesmo quando adultos, eles ainda possuem o desejo – e a necessidade – de brincar com seres da mesma espécie, com brinquedos e com humanos. Por isso, sempre estimule seu pet a manter esse comportamento e não passar a ser um adulto sério e infeliz.
Sempre o recompense!
É imprescindível que os pais humanos sempre recompensem os cachorros após comportamentos desejáveis. Se ele fez xixi em seu novo tapete higiênico da Me.Au Pet, por exemplo, o recompense com um petisco que ele adora, com carinho ou alguma brincadeira para demonstrar que essa é a conduta ideal e que ele deve continuar fazendo suas necessidades naquele lugar.
Vale destacar que punir o pet severamente nunca será o melhor caminho. Isso pode causar estresse, ansiedade e torná-lo agressivo, além de contribuir para que ele não tenha total confiança no pai humano.
Mudanças no comportamento
Por fim, um conselho valiosíssimo para que o seu cachorro adulto chegue à terceira idade da melhor forma possível: se ele tiver alguma mudança de comportamento repentina, há uma boa chance de ser devido a problemas médicos. Por exemplo, uma dermatite ou algum outro problema de pele pode deixá-lo muito estressado e, consequentemente, agressivo e impaciente, o mesmo vale para algumas doenças que envolvem o excesso ou falta de hormônios. Assim, é preciso estar sempre atento aos sinais corporais do seu pet, pois é assim que eles se comunicam conosco para que possamos oferecer as melhores condições de vida possível.