Gatos saudáveis são animais ativos e costumam estar em constante estado de alerta. Se você tem um gatinho em casa que não está muito animado e é a própria definição de preguiça, você provavelmente tem um gato ocioso, e isso não é legal para a saúde do seu pet. Vamos falar sobre três características que demonstram que o gato está ocioso ou doente.
Você também pode conferir alguns sinais de que seu gato está entediado e o que fazer para melhorar seu dia-dia.
1. Miados excessivos
Miar demais pode ser sinal de que ele está entediado e quer atenção. Além disso, miados excessivos podem ser sinal de dor, por isso esteja atento às mudanças no comportamento do seu gato.
Os gatos precisam estar em movimento, por isso, se seu gatinho está fazendo sons exacerbados, está na hora de pensar em alternativas para animar a rotina dele. Um serviço legal para os pais que passam o dia todo fora é o de Pet Sitter, onde uma pessoa vai até sua casa e passa um tempo interagindo com seu pet.
2. Auto-mutilação
Promover um ambiente que seja inspirador para seu pet é fundamental. Quando eles não têm nenhum estímulo, podem desenvolver alguns comportamentos que lhe farão mal, como o excesso de lambidas, que pode levar a formar feridas na pele, ou arrancar os próprios pelos.
3. Comportamento destruidor
Quando o gato está ocioso ou doente pode desenvolver ansiedade, e isso pode levar a comportamentos que são repudiados pelos pais e mães, como subir em cortinas, fazer xixi no lugar errado ou mesmo destruir objetos e móveis.
Os gatos adoram pular, arranhar e se esconder, para isso, existem vários produtos no mercado pet que podem ser muito legais para eles. Dê uma olhadinha em nosso petshop online, lá você vai encontrar várias opções para manter seu filho de quatro patas ativo e feliz.