Após visitar o Centro de Eventos do Pantanal, local de vacinação contra o coronavírus em Cuiabá, e observar uma longa fila de idosos, o deputado estadual Faissal Calil (PV) protocolou, nesta quarta-feira (24), um ofício para que a Secretaria de Estado de Saúde execute a imunização na modalidade “drive thru”. O objetivo é evitar aglomerações e reduzir as chances de contágio pela doença.
A denúncia de aglomeração de idosos foi justamente o que motivou a ida do parlamentar ao local. Faissal Calil sugeriu ainda que fossem implantadas sinalizações no chão com o distanciamento necessário para evitar o contágio por Covid-19 aos idosos.
“Colocar nossos idosos nesta condição é desumano e o pior, coloca em risco justamente a população mais vulnerável ao vírus. Em Várzea Grande e em outras cidades do país, utilizou-se da vacinação na modalidade ”Drive Thru", que ajuda a manter o distanciamento social necessário para evitar o contágio. Isso diminuiria muito os riscos e deixaria a vacinação presencial apenas para quem não possui carro", afirmou Faissal.
Nesta quarta-feira (24), a superlotação no Centro de Eventos do Pantanal ocorreu após uma falha no sistema de agendamento da imunização contra a Covid-19, no site da Prefeitura de Cuiabá. O grande número de acessos, ao mesmo tempo, fez com que muitas pessoas acabassem marcando horário para o mesmo dia.
Sobre a forma de vacinação por Drive Thru, a Prefeitura informou que “a campanha Vacina Cuiabá está seguindo à risca o Plano Nacional de Imunização, que prevê um local de pós vacina, para que os vacinados esperem 15 minutos depois de sem imunizados para verem se não vão ter alguma reação. Esta é uma recomendação que está na bula das vacinas’.