O projeto Mulheres da Roda de Samba conta com a participação da experiente artista cuiabana Deize Águena. Formada em Matemática, ela atuou nas salas de aula como professora para o ensino médio e superior, mas desde cedo já tinha relação com a música.
“Em 1998 eu passei a me apresentar como cantora popular em bares e eventos”, relata a cantora, levando sua marca com a música popular brasileira, sendo seu foco os grandes sambas afros.
De lá para cá, Deize Águena já se apresentou em diversos festivais e eventos como “Cartola 100 anos”, “Show Minha Missão – Cantando as poesias de Paulo César Pinheiro”, e “2º Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba – Ano Leci Brandão”, dentre muitos outros.
Entre 2000 a 2010 foi cantora do Grupo Vocal Candimba e Grupo Vocal Feminino Boca de Matilde.
Desde 2005 Deize Águena integra o TRIO BRASILIS, que em janeiro/2021 comemorou seus 15 anos de história se apresentando de uma forma bem diferente: um drive-in show, no estacionamento do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, realizado pela Lei Aldir Blanc MT Nascentes.
Em 2020, em meio à pandemia, quanto todos tiveram que se reinventar em novos formatos de trabalhos e apresentações, Deize Águena fez parte, como cantora e parceira, do IXPIA O FESTIVAL, sendo a 1ª edição em abril/maio, realizando 70 lives em 10 dias, e a 2ª em set/out com 200 lives em 40 dias.
Nesse período atípico, ela também se descobriu compositora.
Siga https://www.instagram.com/deizeaguena/ .
O projeto
O projeto Mulheres na Roda de Samba reúne produtoras, cantoras, compositoras e instrumentistas sob a coordenação das produtoras Liliane Nascimento e Luanda Taiana. Contemplando pela lei Aldir Blanc por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), a iniciativa visa dar visibilidade a sambistas locais e fortalecer o movimento das mulheres nas rodas de samba.
Para tanto, está divulgando individualmente cada uma das integrantes por meio do Instagram, Fanpage e da mídia espontânea. A apresentação que marcará o fechamento do projeto ainda está sem data definida, mas ocorrerá dentro das normas de segurança de enfrentamento à Covid-19 e dos decretos vigentes.
Integram o grupo de sambistas do projeto: Deize Águena, Fadia Ravilã, Larissa Paddilha, Josita Priante, Bia Boreo, Rita Cassia, Mariana Borealis, Andréa Rosa Oliveira, Ju Grisólia, Juma Yara, Bia Scaff, Kalinca Nunes, Mônica Campos e Ana Juliene.