Os roedores são uma alternativa muito legal para quem quer um animal de estimação que seja compacto e que não demande muito espaço, principalmente quando se mora em um apartamento. Mas, como qualquer pet, eles exigem atenção de seus pais e mães e cada espécie possui suas próprias particularidades.
Há muitas opções para você escolher como seu novo amigo, alguns já são bem conhecidos, como os Hamsters e Porquinhos-da-índia, mas existem outras espécies, como as Chinchilas, Gerbils e para os mais excêntricos, os Ratos Twister (ratazana), animais que se destacam pela inteligência. Vamos conferir algumas características de cada um deles.
Hamster
São roedores solitários, não gostam de dividir seu espaço e gostam muito de dormir. Eles possuem hábitos noturnos, então saiba que ele não vai gostar tanto de interagir durante o dia. Existem várias raças desse pequeno e cada uma delas possui suas características, diferindo em tamanho, tipo de pelagem e nível de energia. Para saber mais sobre cada uma delas, leia nosso texto sobre os diferentes tipos de hamsters.
Porquinho-da-índia
São animais muito ativos que adoram socializar e por isso precisam de um espaço para se locomover, brincar e gastar sua energia. As gaiolas não devem ser muito pequenas e devem ficar em um lugar que não tenha muita alteração de temperatura, afinal eles são bastante sensíveis aos estímulos externos como luz e calor. Temos um post que fala tudo sobre os cuidados com seu porquinho da índia, e outro com ideias de nomes para seu novo peludo.
Chinchila
Além de lindas, as chinchilas são uma ótima opção de pet, pois são muito sociáveis, adoram atenção e vivem bastante (algumas podem chegar aos 20 anos). Elas podem ser mantidas sozinhas ou em pares de mesmo sexo, especialmente se as duas chinchilas forem companheiras de ninhada ou forem introduzidas em uma idade jovem. São bem ativas a noite e precisam de rotina em seu dia dia para manter uma vida saudável. É importante entender os sinais que sua chinchila dá de que algo não está certo, para que você possa procurar ajuda caso necessário.
Gerbil
Gerbils não são apenas excelentes escaladores, mas também mastigadores notórios, por isso escolha gaiolas resistentes. Adoram brincar, seja em uma roda de exercícios ou em tubos de papel higiênico, que também são ótimos caso você precise os mover de um lugar ao outro. Manter a gaiola com opções de brinquedos e fazer sempre a higienização é bem importante, eles são limpinhos e não exalam cheiros fortes. Se notar algo diferente disso, procure um médico veterinário.
Rato Twister
O Rato Twister é um pet um pouco incomum para a maioria de nós, mas pra quem quer um animalzinho que adora brincar e é inteligente, ele é uma excelente opção. Antes de levar um desses para casa, certifique-se de que o criador escolhido faz um trabalho sério, isso vai evitar que eles tenham problemas de saúde. Os twisters precisam se exercitar e como são razoavelmente grandes, geralmente ficam soltos pela casa. Eles possuem olfato extremamente sensível e, em alguns países, são usados como animais farejadores de drogas em aeroportos.
É necessário que você pesquise e se informe sobre os hábitos, comportamentos e necessidades do seu futuro pet antes de levá-lo para casa. Esse tempo de preparação é importante até mesmo para que você tenha em mãos todos os acessórios que ele irá precisar. Você pode encontrar desde gaiolas e produtos para higiene até rações e petiscos no nosso pet shop online.
Seja um pai ou mãe responsável. Em caso de dúvidas, procure um médico veterinário, que é o profissional capacitado para ajudar no manejo e qualidade de vida dos roedores de estimação.
Mas e os coelhos? Coelhos não são roedores! Esses pets são considerados lagomorfos e, apesar de roerem, possuem uma dentição diferenciada, o que faz com que entrem nessa outra classificação.