O procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges, inicia, nesta quarta-feira (10), o seu segundo mandato no comando do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT). Ele ficará à frente do órgão pelos próximos dois anos.
Devido à pandemia da Covid-19, o evento ocorrerá pela plataforma Teams e será transmitido pelo canal do Youtube do MPMT. Presencialmente, participarão apenas o empossando, o governador Mauro Mendes e o procurador de Justiça Gerson Natalício Barbosa, secretário-geral do Colégio de Procuradores de Justiça.
Borges foi eleito para o primeiro mandato como procurador-geral de Justiça em dezembro de 2018 com 139 votos e tomou posse em março de 2019. Em 2020 disputou novamente o cargo e obteve 142 votos, ocupando o primeiro lugar na lista enviada ao Poder Executivo Estadual.
O procurador ingressou no Ministério Público do Estado de Mato Grosso em 1992 e atuou nas comarcas de Alta Floresta, Dom Aquino, Jaciara e Cuiabá. A sua trajetória, na Capital, é marcada pela atuação nas Promotorias de Justiça de Defesa da Criança e do Adolescente.
Ele exerceu ainda a coordenação do Núcleo de Apoio para Recursos aos Tribunais Superiores (NARE) e do Centro de Apoio Operacional do Ministério Público do Estado de Mato Grosso – CAOP. Borges ocupou também o cargo de diretor-geral da Fundação Escola Superior do Ministério Público e foi presidente da Associação Mato-grossense do Ministério Público (AMMP).